Cajueiro de Pirangi dá seus primeiros frutos em 2019

julho 9, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Cajueiro de Pirangi dá seus primeiros frutos em 2019

O Maior Cajueiro do Mundo está em festa! O orientador turístico Alan Costa mostra com alegria a fruta nativa da região litorânea do Brasil e que brotou da árvore um pouco antes de sua época, iniciada a partir do mês de agosto. Os primeiros cajus deste ano foram registrados pela equipe do Cajueiro e de acordo com a bióloga Mica Carboni, as recentes chuvas aliadas ao calor favoreceram a brotação da árvore, além de alterações do clima mundial que também afetam essa frutificação.

O Brasil é detentor do título de terra do maior cajueiro do mundo. Desde 1995, o município de Parnamirim integra o livro dos recordes (Guinness Book) como dono do maior cajueiro do planeta.

O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, “pseudofruto” confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico. O caju é encontrado em abundância no Nordeste.

Ficou curioso e interessado em visitar o Cajueiro de Pirangi? Não perca tempo e dá uma passadinha por lá!