Notícias

Cães e gatos devem se vacinar contra raiva a partir desta segunda-feira (16)

A Campanha antirrábica Canina e Felina 2015 tem início nesta segunda-feira (16) e segue até 15 de janeiro de 2016, com o Dia D de Mobilização da campanha acontecendo em 28 de novembro, quando os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h. Devem ser levados todos os cães e gatos saudáveis, a partir dos dois meses de idade.

O Programa Estadual de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que no Rio Grande do Norte a população de cães atinja 512.379 animais e a de gatos 206.130, totalizando 718.509 animais. A expectativa é vacinar no mínimo 80% deste número.

Em 2015, de janeiro a outubro, 34 animais foram diagnosticados com raiva, sendo 13 em bovinos, 12 em morcegos, 4 cães, 2 porcos, 2 raposas e 1 cavalo. Os 4 cães são dos municípios de Caicó, São José de Mipibu, Senador Elói de Souza e Serra Caiada. “O que chama a atenção da Secretaria é que este ano já tivemos casos de raiva confirmados em quatro cães, que poderiam ter sido prevenidos com a vacinação. O que nos preocupa é que por o cachorro ser o animal que está mais próximo do homem, a população acaba ficando em um risco maior”, alertou Cintia Higashi, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap.

De acordo com Cintia Higashi, o último caso de raiva humana no Rio Grande do Norte foi em 2010, transmitido por um morcego. “Em 2015 no estado vizinho da Paraíba, foi confirmado um caso de raiva humana, no município de Jacaraú. Neste caso, o animal agressor foi um gato, o que reforça a necessidade das pessoas vacinarem seus animais, já que a raiva é uma doença que leva à morte em aproximadamente 100% dos casos”, disse.

Em 2014 o RN conseguiu atingir a meta de 80,3% dos gatos e 82,5% dos cães vacinados, graças ao trabalho em parceria realizado entre União, Estado, Municípios, mídia e principalmente a população. Nessa parceria cabe ao nível estadual apoiar, divulgar, coordenar, monitorar, adquirir seringas e agulhas, distribuir aos municípios as vacinas recebidas do Ministério da Saúde juntamente com os demais insumos, análise dos dados, dentre outras ações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.