DestaquesEconomia

CadÚnico: 8 milhões de famílias podem perder benefícios sociais

Benefícios envolvem o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o BPC

Cerca de oito milhões de famílias precisam atualizar dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) até julho ou vão perder o direito a benefícios sociais pagos pelo governo federal como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A informação foi divulgada pelo Ministério da Cidadania.

Vão precisar atualizar os dados as famílias com cadastros que fizeram a última atualização em 2016 ou 2017. São dois tipos de atualização;

  • Em um grupo estão as famílias beneficiárias dos programas sociais que possuem dados inconsistentes e foram incluídas na averiguação cadastral. Para estas o prazo para atualizar os dados é julho.
  • Outra turma foi incluída na chamada revisão cadastral, que estão com informações cadastrais desatualizadas. Estas famílias têm até dezembro para regularizar os registros.

Por regra, as famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar as informações a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração, seja na composição familiar, no endereço ou na situação de trabalho e renda de seus membros.

Por conta da pandemia da covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 serão convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

Como saber se meus dados estão corretos e como atualizar o CadÚnico?

O novo aplicativo do Cadastro Único é uma das ferramentas para que as famílias cadastradas possam conferir se os dados estão atualizados. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil vão receber mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa.

Como baixar o aplicativo do CadÚnico

O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br.

Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro:

  • Disponível para Android na Google Play: aqui
  • Disponível para iPhone na App Store: aqui

Já os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a atualização dos dados por confirmação pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.