Notícias

Brasileiros estão entre os mais desapontados com 2017

Quase metade da população mundial (48%) acredita que 2017 foi ruim. É o que revela a pesquisa Global Advisor da Ipsos que avalia 2017 e capta expectativas em relação a 2018.

Os brasileiros estão entre os mais desapontados com o ano passado. Para 64%, não foi um ano bom, o que garante ao país o segundo lugar no ranking com 28 países entrevistados. O Brasil só está atrás da Turquia, mas melhorou em relação à última pesquisa realizada pela Ipsos com essa temática – para 67% dos brasileiros, 2016 havia sido um ano ruim e o país liderou o ranking naquela edição do estudo.

Para 76% dos entrevistados, 2018 será um ano melhor do que 2017. Colombia (93%), Peru (93%), Chile (88%), China (88%), México (87%), Índia (87%), Russia (85%) e África do Sul (85%) são os mais otimistas. Os brasileiros aparecem na quinta colocação com 84%. Só no Japão uma minoria (44%) desacredita que 2018 será melhor do que 2017.

Seis em cada dez (59%) entrevistados globalmente também estão otimistas que a economia do mundo estará mais forte no ano que se inicia. Mercados emergentes como China (86%), Índia (83%) e Peru (81%) são os que têm mais expectativa positiva. O Brasil fica em quinto no ranking, com 67% dos entrevistados otimistas. Entre os menos confiantes estão Itália (43%), Japão (39%) e França (36%).

“O otimismo dos brasileiros com relação a 2018 pode traduzir o desejo de virar definitivamente a página de 2017 que foi um ano duro e desafiador para a maioria. Podemos ver também neste otimismo a tímida retomada da economia com uma inflação controlada e um desemprego que não aumentou nos 3 últimos meses mas continua alto. Por fim, o brasileiro tende a ser mais otimista com relação ao futuro do que outros povos”, analisa Danilo Cersosimo, diretor de Public Affairs na Ipsos.

A tradição de fazer resoluções para o ano novo se mantém forte. Globalmente, 78% dos entrevistados criaram uma meta ou desejo pessoal para 2018. Essa tradição é mais forte entre os peruanos (93%), colombianos (93%), chilenos (93%), chineses (92%), mexicanos (90%) e argentinos (90%). Entre os brasileiros, 84% realizaram resolução de ano novo. Os que menos seguem essa tradição são os japoneses (44%) e os suécos (35%).

Expectativas para 2018

ano de 2018
Foto: Mohamed Hassan / Pixabay

A pesquisa também questionou os entrevistados em relação a temas importantes de política, economia e meio ambiente. A maioria dos respondentes pensa que o aquecimento global aumentará (71%). Esta previsão é particularmente alta na Sérvia (87%), Turquia (82%), Colômbia (82%), Chile (81%) e Malásia (81%). Para 73% dos brasileiros, essa afirmação também é verdadeira. Os menos propensos a acreditar no aumento do aquecimento global são os russos e os americanos (ambos com 56%).

Apesar do relacionamento tenso entre os EUA e a Coreia do Norte, as pessoas estão divididas sobre a prossibilidade de os dois países entrarem em guerra. Quatro em cada dez (42%) pensam que é provável número semelhantes aos que 40% que pensam que é improvável (40%). Os entrevistados da Coreia do Sul são os mais propensos a pensar que isso não vai acontecer – 66% dizem que é improvável. Nos EUA, 47% acreditam que pode ocorrer e 33% que não pode.

A permanência de Angela Merkel como chanceler da Alemanha é vista como mais provável do que o presidente Trump sofrer uma acusação que leve a abertura de um processo de impeachment em 2018. Metade (48%) dos entrevistados no mundo pensa que Angela Merkel permanecerá chanceler da Alemanha (incluindo 57% dos alemães), em comparação, com os 35% que pensam que Trump enfrentará um processo de impeachment, percentual semelhante ao dos EUA (33%).

A última pesquisa da Ipsos foi realizada de 27 de novembro a 8 de dezembro de 2017 em 28 países em todo o mundo. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.