Notícias

Brasileiro ficou mais pobre e desempregado em 2015, aponta IBGE

Novos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, a Pnad, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e de Estatística (IBGE), apontam que, em 2015, o brasileiro ficou mais pobre e desempregado.

Segundo a pesquisa, no ano passado, a taxa de desocupação no país cresceu 2,7 pontos percentuais em relação a 2014, chegando aos 9,6%. Isso significa que o número de pessoas que ficaram desocupadas em 2015 atingiu os 10 milhões de brasileiros, o que representa a maior quantidade de desempregados desde 2004, quando foi iniciada a série histórica.

Ainda de acordo com os dados, 2,8 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho, que se somaram aos cerca de 7,2 milhões de desempregados que o Brasil já contava. Os mais afetados pelo aumento desta taxa foram as mulheres, os jovens, os negros e as pessoas com baixa escolaridade.

De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego para o sexo feminino em 2015 foi de 11,7% enquanto para o masculino foi de 7,9%. A taxa de desocupação para jovens de 18 a 24 anos cresceu 6,1 pontos percentuais no ano, chegando aos 21,3%. Já outras faixas etárias sentiram um pouco menos o desemprego, com uma taxa de 7,8% entre pessoas de 25 a 49 anos e de 3,7 de indivíduos com mais de 50 anos.

Da população desempregada, 60,4% é composta por negros e pardos e 48,2% não tem o ensino médio completo. A Pnad também apontou que, com a alta do desemprego e a queda do PIB nacional, que em 2015 caiu 3,8%, o pior resultado em 25 anos, a média da renda do brasileiros também despencou. A queda foi de 5% em relação ao resultado de 2014 ficando em R$ 1.853 e foi percebida principalmente nos estados de Amazonas, Amapá e Bahia.

No entanto, mesmo com esses resultados negativos, a distribuição de renda teve sua menor média de concentração. O índice de Gini, que determina a desigualdade de um país em uma contagem de 0 a 1, sendo 1 o cenário mais desigual, apontou que em 2004, o número estava em 0,555 e que em 2015, diminuiu para 0,491.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.