Notícias

Brasileira lança livro grátis para adolescentes sobre empreendedorismo

Criando Unicórnios é um livro disponibilizado gratuitamente pela Internet escrito pela médica e empreendedora Renata Velloso. O título faz referência às grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, cujo valor supera 1 bilhão de dólares. “O nome não é para intimidar, mas para estimular o jovem a ser curioso e pensar grande”.

Em “Criando Unicórnios”, Renata tem como objetivo ensinar tudo o que aprendeu vivendo desde 2011 no berço da inovação mundial em uma linguagem simples e acessível. Em 2015, inspirada por um trabalho na escola da sua filha do meio, ela percebeu que existia pouquíssimo material a respeito de empreendedorismo voltado para o público jovem. Renata acredita que os jovens têm tudo o que é necessário para serem bons empreendedores: vontade, disposição e coragem; e por isso decidiu escrever o livro.

Nele, ela procura inspirar e ao mesmo tempo mostrar o caminho das pedras para transformar ingredientes, como sonho, paixão e boas ideias em produtos e serviços que podem transformar o mundo. “Eu procurei mesclar conceitos teóricos com histórias de empreendedores inspiradores, como Steve Jobs, fundador da Apple, e Larry Page, do Google. Também trouxe vários exemplos de jovens empreendedores, pessoas comuns que conseguiram criar projetos muito interessantes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “O objetivo é mostrar para o adolescente que ele não precisa ser só um consumidor de inovação, ele também pode criar coisas novas”, afirma a autora.

Renata também acredita que hoje em dia está muito mais fácil empreender, o que facilita a vida de qualquer pessoa que tenha uma paixão e vontade de empreender: “a internet deixou tudo mais acessível, hoje é possível encontrar online várias ferramentas gratuitas, ou muito baratas, que antes só estavam à disposição de quem tinha muito dinheiro”.

No livro ela também aborda as tecnologias que devem dominar o futuro, como inteligêngia artificial, realidade virtual e impressão em 3D. “É um momento muito interessante esse que estamos vivendo, a tecnologia está promovendo uma revolução que vai mudar totalmente a humanidade. Eu acredito muito que os jovens precisam liderar essa mudança.”

Renata também aposta muito no potencial do jovem brasileiro. O nosso “jeitinho” que muitas vezes é visto como algo negativo pode ajudar muito o empreendedor. Para criar é preciso ser flexível para resolver problemas da maneira mais simples possível. Para isso, a criatividade e a “gambiarra” típica do brasileiro podem ajudar muito.

Além disso, segundo a autora, o momento de crise pelo qual a economia brasileira está passando, favorece o empreendedorismo “Toda crise é também uma oportunidade. Nos EUA, o empreendedorismo inovador, do qual eu falo no livro, foi impulsionado depois da crise de 2008, várias empresas famosas como Uber e Airbnb surgiram nessa época. É claro, porém, que empreender não é para todo mundo e nem uma fórmula mágica e requer muito trabalho”.

Para ampliar ainda mais o alcançe da sua mensagem, Renata irá lançar em breve uma versão em inglês e também em vídeo do seu projeto. “Vejo que muitos jovens hoje têm um pouco de preguiça de ler. Não quero que isso seja uma barreira, se os jovens estão no Youtube ou no Snapchat tenho que estar nesses lugares também para passar minha mensagem”.

O livro Criando Unicórnios pode ser baixado gratuitamente em PDF através do site www.criandounicornios.com.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.