O Rio Grande do Norte está passando por um período de estiagem conhecido como veranico, que é caracterizado pela ausência de chuvas durante o período chuvoso do Nordeste. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a falta de chuvas é causada pela formação de uma área de alta pressão, que bloqueia a formação de chuvas, e pela temperatura do oceano Atlântico, próxima ao litoral, que está acima do normal, liberando muita umidade que é trazida pelo vento para o território e aumentando a sensação de calor nas pessoas.
Apesar da ausência de chuvas nos últimos dias, mais de 100 municípios do estado já estão entre as categorias de normal a muito chuvosos. Isso significa que o acumulado esperado para o período não foi afetado pelo veranico. A pausa na chuva é interessante para a agricultura, que precisa do sol, mas as chuvas previstas para os próximos dias não serão intensas a ponto de causar transtornos em infraestruturas.
“Estamos passando por um veranico, que é um período que varia entre 5 e 10 dias sem chuvas durante o período chuvoso do Nordeste. Essa condição faz com que ocorra a formação de uma área de alta pressão, bloqueando a formação de chuvas. A temperatura do oceano Atlântico, próximo ao litoral, supera os 29°C, 1°C acima do normal, liberando muita umidade, que está em torno de 80%. Essa umidade está sendo trazida pelo vento para o território e essa condição aumenta a sensação de mais calor nas pessoas”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.
Temperatura
As temperaturas também são afetadas pelo veranico. A previsão é de temperaturas médias de 22°C durante as madrugadas e entre 30°C e 31°C durante as tardes no litoral. No interior, as mínimas podem chegar a 20°C e as máximas a 34°C. O aumento da temperatura combinado com a ausência de chuvas pode causar desconforto para a população e prejudicar atividades que dependem de água, como a agricultura.
É importante ressaltar que o veranico não é um fenômeno exclusivo do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Ele pode ocorrer em outras regiões do Brasil e do mundo, sendo causado por fatores como o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Para os próximos dias, a previsão é de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões, exceto no sábado, que há previsão de chuvas em todas as regiões. A Emparn também adiantou que os próximos meses deverão ser mais quentes devido à ocorrência do fenômeno El Niño no oceano Pacífico.
Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta aos cuidados com a saúde, como a hidratação adequada e a proteção contra o sol. Além disso, é necessário que as autoridades estejam preparadas para lidar com possíveis consequências do veranico, como o aumento do consumo de água e a escassez de alimentos.
Previsão do tempo: dia a dia
- 24/04/23 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
- 25/04/23 – terça-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
- 26/04/23 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
- 27/04/23 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
- 28/04/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
- 29/04/23 – sábado – Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
- 30/04/23 – domingo – Céu parcialmente nublado, com pancadas de chuvas isoladas, em todas as regiões.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.