De acordo com a prefeitura de Mossoró, entre janeiro e outubro deste ano, a cidade contabilizou um número de homicídios 18,5% menor do que o mesmo período do ano passado, a maior redução entre os municípios do Rio Grande do Norte.
Somente no mês de outubro, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) reduziu em 45% em relação ao mesmo mês de 2014. No total, Mossoró registrou até o final de outubro 30 homicídios a menos do que o ano passado. Para o prefeito Francisco José Júnior, esses índices mostram que a atenção especial direcionada para a Segurança Pública tem alcançado os objetivos esperados.
“Mossoró é hoje uma das poucas cidades do Brasil a possuir uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Através desse importante órgão, criado na nossa gestão, investimentos significativos estão sendo promovidos, como a ampliação das Bases Integradas Cidadãs, manutenção de 40% do efetivo da Polícia Militar, a partir do pagamento de diárias operacionais, entre outros, que têm permitido a redução dos índices de criminalidade”, destacou Francisco José Júnior.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, tenente-coronel Alvibá Gomes, reforça que, a partir dos investimentos direcionados pelo Poder Executivo e a parceria estabelecida com a Polícia Militar, vidas estão sendo salvas em Mossoró. “São 30 homicídios a menos, 30 vidas salvas, se apenas uma vida tivesse sido poupada, os investimentos já teriam valido a pena. Os resultados apontam que estamos no caminho certo”, comentou.
A ampliação dos investimentos em segurança pública vem permitindo ainda a reestruturação da Guarda Civil, que conta hoje com um efetivo aproximado de 300 agentes, novos veículos e equipamentos, avanços que possibilitaram, por exemplo, a consolidação da Operação Integração, realizada desde março deste ano em conjunto com a Polícia Militar, unindo as forças de segurança em ações que percorrem diversos bairros de Mossoró, intensificando patrulhamento, abordagens e fiscalizações.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.