A Operação Sorriso, que realiza cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina acontece mais uma vez em Mossoró, na região Oeste potiguar. A Secretaria de Saúde do município já iniciou o levantamento da necessidade de pacientes para participarem da próxima edição e a triagem será realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no dia 16 de janeiro 2023.
As cirurgias serão realizadas de 18 a 21 de janeiro no Hospital Wilson Rosado (HWR). Morgana Dantas, secretária de Saúde, diz que o nome das pessoas que realizarão a cirurgia ocorrerá no dia 17.
“Essa triagem será para 50 pessoas que serão cirurgiadas nesse período da operação, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de janeiro do próximo ano. Lembramos que nada impede que esse número seja maior de cirurgias que venham a ser realizadas”, disse.
Para participar da triagem, é necessário comparecer no dia 16 de janeiro de 2023 ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) às 8h, portando documentos de identificação do paciente e do responsável, para os menores de 18 anos.
Após a triagem, os pacientes selecionados vão passar por procedimentos cirúrgicos com os voluntários da Operação Sorriso.
Voluntários
Morgana destaca que os voluntários para a “Operação Sorriso” em Mossoró chegam à cidade entre os dias 14 e 15 de janeiro. Ela ressalta que mais de 80 pessoas estão diretamente envolvidas na equipe.
“Fazem parte da equipe de voluntários cirurgião plástico, anestesista, pediatra, pediatra intensivista, enfermeiro, dentista, psicólogo, fonoaudiólogo e de serviço social para garantir uma triagem de qualidade”. A titular da Secretaria lembra também que o centro cirúrgico será preparado no dia 17 de janeiro para no dia seguinte iniciar as cirurgias.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o contato da Central de Regulação para os interessados no procedimento cirúrgico tirarem suas dúvidas. Os contatos são o (84) 99655-6801, (84) 3318-9026 do Hospital Wilson Rosado e (84) 98751-4776 de Ályda Mendes.
Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 38 anos de trabalho, atendeu mais de 240 mil crianças pelo mundo.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e foram realizados mais de 98 mil exames e avaliações especializadas e cerca de 5,8 mil cirurgias em doze estados brasileiros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.