Na manhã da próxima quarta-feira (24) será lançado o Plano Municipal de Saneamento Básico de Mossoró, por intermédio das secretarias de Infraestrutura e Habitação (Seinfra) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente. O evento acontecerá no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, às 8h, e a explanação com os detalhes sobre o projeto será feita pela empresa Start, prestadora de consultoria para o desenvolvimento e elaboração dos trabalhos.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é elaborado com base em quatro eixos. São eles: drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento público de água, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos. O objetivo é identificar a realidade atual de cada um desses tópicos para que sejam feitos o levantamento dos dados, planejamento e proposições de alternativas.
”Com o Plano e a participação popular, temos o objetivo de encontrar soluções individuais e coletivas dentro desses quatro tópicos que baseiam os projetos de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos”, comentou a engenheira da Seinfra, Juliana Rolim.
A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico atende à Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, e o Decreto nº 7.217, de 21 de junho de 2010. Sem esse Plano, Mossoró ficaria inadimplente e impossibilitado de receber recursos federais para a execução de serviços referentes ao saneamento básico. “É de grande importância para a cidade que esse projeto esteja virando uma realidade”, explicou Juliana Rolim.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.