Rio Grande do Norte

Débitos do IPVA podem ser parcelados em até 12 vezes no RN

A medida busca auxiliar os contribuintes na regularização dos débitos em atraso, evitando penalidades e apreensão de veículos

A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET-RN) anunciou uma medida que visa facilitar a vida dos contribuintes que possuem débitos atrasados do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). A partir de agora, os contribuintes poderão parcelar os débitos em até 12 vezes, o que representa uma oportunidade para regularizar a situação do veículo junto ao órgão responsável.

Essa possibilidade de renegociação abrange os débitos inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado e simplifica o processo, permitindo a realização de acordos até mesmo de forma virtual, através do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Para aqueles que já estão inscritos na Dívida Ativa, o procedimento de renegociação deve ser realizado junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), com o valor mínimo da parcela sendo R$ 200 e podendo ser dividido em até 10 vezes. Basta acessar o site www.pge.rn.gov.br.

Já os contribuintes que não se encontram nessa situação devem procurar a Subcoordenadoria de Débitos Fiscais (Sudefi) da SET, com atendimento presencial ou remoto. É possível parcelar os débitos em atraso na Sudefi em até 12 vezes e com parcela mínima de R$ 100. O procedimento pode ser feito presencialmente nas Unidades Regionais de Tributação (URT) ou pelo Whatsapp da Sudefi: 84 3232-2190.

A SET reforça que a regularização dos débitos é fundamental para evitar problemas como apreensão do veículo em caso de fiscalização, incidência de juros e multa de mora, além da inscrição dos débitos em dívida ativa. Com o IPVA atrasado, não é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, o que pode resultar em multas e retenção do veículo por autoridades de trânsito.

Os interessados podem consultar o site do Detran RN (https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp) ou o aplicativo Nota Potiguar para verificar se possuem débitos em atraso e obter informações sobre como proceder.

A multa por atraso no pagamento do IPVA é de 0,3% diários, até o limite de 18%, sem prejuízo da correção monetária e dos juros de mora. Os boletos para pagamento podem ser gerados no site do Detran ou através do aplicativo Nota Potiguar e pagos via internet ou presencialmente em qualquer agência bancária ou correspondente bancário.

Essa iniciativa da SET-RN representa um importante passo para facilitar a regularização dos débitos dos contribuintes, proporcionando maior flexibilidade e acessibilidade no processo de quitação do IPVA atrasado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.