Com as chuvas registradas nas últimas semanas, quase metade dos reservatórios do Rio Grande do Norte registraram aumento no nível de água. Só a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no Vale do Açu, recebeu 3,5 milhões de metros cúbicos, de acordo com dados do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).
Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 21 receberam recargas que variam de 1% a 20% de suas capacidades. O açude Beldroega em Paraú, que iria entrar no volume morto já no próximo mês, teve um aumento no volume de água em 20% (1,6 milhão de metros cúbicos). Diante do aumento, mesmo que as chuvas cessem, o reservatório ainda terá água até o mês de setembro.
Outros reservatórios que entrariam em volume morto até junho deste ano, só chegarão a volume morto em dezembro. Isto significa que receberam recarga para durar mais 6 meses.
O Armando Ribeiro, principal reservatório do estado, está atualmente com 20,40% de sua capacidade, o que corresponde a 489,5 milhões m³. Santa Cruz do Apodi está com 30,44% (182,5 milhões de m³) e Umari, com 54,3 milhões de m³ (18,56%).
Chuvas se mantêm até o final de semana
As fortes chuvas que estão caindo no interior do estado devem seguir até a próxima sexta-feira (5), de acordo com previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. No último final de semana foram registradas boas precipitações, sobretudo na região da chapada do Apodi e em todo o médio oeste potiguar. Em Apodi, por exemplo, entre o sábado e o domingo choveu 98,3 mm.
O sistema meteorológico responsável por estas chuvas é o mesmo que tem atuado durante todo o mês de janeiro, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. “Trata-se do Vórtice Ciclônico de ar Superior, que deve continuar nos próximos dias provocando chuva no litoral, mas principalmente no interior”, ressaltou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.