O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou na tarde desta segunda-feira (21), o relatório estatístico das ações atendidas no litoral potiguar de 1 janeiro a 7 de dezembro de 2015. Os dados trazem o somatório das ações realizadas pelos guarda vidas do CBMRN e da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Neste período foram realizados 54.221 atendimentos envolvendo resgate de vítimas, atendimento pré hospitalares, advertências, orientações, busca de cadáveres, entre outros.
O relatório aponta que em 2015 foram registrados 205 salvamentos aquáticos, tendo as praias da Redinha (33), Meio (29), Buzios (23), Areia Preta (21), Ponta Negra (18), Do Amor (17), Artistas (12), Forte (12), Barra (10) e Genipabú (8), mas se destacado neste tipo de ocorrência. Também foram registrados três mortes por afogamento nas praias de Buzios, Areia Preta e outra na Grande Natal (sem uma praia definida no relatório). Dezoito cadáveres foram encontrados em meio líquido pelos militares da corporação, sem a confirmação do motivo do óbito. Em 2014, neste mesmo período, a corporação havia registrado 210 salvamentos e 10 mortes por afogamento.
Buscando prevenir acidentes no litoral, os bombeiros intensificaram ações de orientação e advertência, em que o guarda vida aborda diretamente o banhista para falar sobre os riscos de afogamento e das condutas de segurança pertinente ao local do banho. Nestes atendimentos, foram realizados 48.760 orientações e 5.109 advertências.
Quer conhecer o litoral do RN? Se liga em nossas dicas
O relatório destaca também o importante trabalho do Potiguar 01, aeronave da Secretaria de Segurança do Estado, nas ações de salvamento do litoral, bem como nas ações de prevenção através do patrulhamento aéreo na orla.
Saiba mais
Com o início do verão, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) iniciou neste mês o reforço na fiscalização preventiva contra afogamentos no litoral potiguar. Ao todo, 74 guarda-vidas estarão se revezando diariamente para garantir mais segurança no litoral durante a alta estação. O planejamento da corporação prevê, neste período, um número maior de bombeiros no litoral, o que é garantido com o apoio dos militares da Força Nacional e por meio do pagamento de diárias operacionais pelo Governo do Estado. Este planejamento segue até o período pós-carnaval, onde o fluxo de banhistas costuma a aumentar consideravelmente.
O Corpo de Bombeiros está atuando em treze postos de guardas vidas, distribuídos nas praias do Amor, da Barra, Camurupim, Búzios, Ponta Negra, Areia Preta, Artistas, Meio, Forte, Redinha e Genipabú.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.