Notícias

Brasil tem risco político médio para investidores em 2017, afirma consultoria

A consultoria internacional Control Risks classificou o Brasil como um mercado que apresenta nível médio de risco político. A conclusão consta do RiskMap 2017, relatório preparado anualmente e que acaba de ser divulgado pela consultoria, para servir de referência para investidores interessados em fazer negócios no Brasil ou que já atuam no País. A classificação brasileira é parte de uma escala de cinco níveis, que varia desde o risco insignificante até o risco extremo.

O relatório é divulgado após meses de forte agravamento da crise política, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a persistência dos desdobramentos da Operação Lava Jato impactando também o governo Michel Temer. Em comparação a outros mercados, por exemplo, o Brasil possui status semelhante ao de países vizinhos como Argentina, Paraguai, Colômbia e Peru. E está melhor classificado que Venezuela, Bolívia e Equador que possuem risco político alto, segundo o relatório. O Brasil fica atrás de vizinhos como Uruguai e Chile, que possuem risco político baixo.

“É fato que o Brasil está vivendo uma crise sem precedentes, mas há também uma percepção de que as instituições estão funcionando”, explica Thomaz Favaro, diretor associado da Control Risks para Brasil e Cone Sul. “O cenário que estamos vivendo obviamente demanda atenção por parte dos investidores, até porque os desdobramentos da crise e das investigações da Operação Lava Jato persistem. Mas existe também um sentimento claro de que os negócios têm de seguir em frente.”

O RiskMap 2017 também mede o risco de segurança de mercados em todo o mundo. Nesse caso, o Brasil possui duas classificações diferentes, dependendo da região. Em algumas áreas do Norte e Nordeste do país, o risco de segurança é tido como alto. Mas na maior parte do território nacional, a classificação indicada pela consultoria é de risco médio.

Mundialmente, a Control Risks projeta um ano de profunda incerteza para empresas em 2017. O relatório aponta para um cenário desafiador no que se refere à globalização e ao livre comércio. Entre os fatores que mais contribuíram para desenhar esse cenário estão a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a vitória do Brexit no Reino Unido.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.