Notícias

Brasil pede ajuda à China para não parar campanha de vacinação

(ANSA) – O Ministério da Saúde enviou um ofício à Embaixada da China no Brasil na segunda-feira (8) solicitando ajuda para a compra de 30 milhões de doses da vacina anti-Covid desenvolvida pela China National Pharmaceutical Group (Sinopharm). O temor é que a campanha nacional de imunização pare por falta de doses, o que já vem ocorrendo nas últimas semanas em diversas cidades do país.

O documento foi enviado ao embaixador, Yang Wanming, e foi assinado pelo secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, segundo informam os portais “G1” e “CNN Brasil”.

“A campanha nacional de imunização, contudo, corre risco de ser interrompida por falta de doses, dada a escassez da oferta internacional. Por conta disso, o Ministério da Saúde vem buscando estabelecer contato com novos fornecedores, em especial a Sinopharm, cuja vacina é de comprovada eficácia contra a Covid-19”, escreveu Franco, segundo publicou o “G1”.

A Sinopharm é uma das empresas chinesas que têm suas vacinas aplicadas em diversos países do mundo e foi a primeira a obter a autorização para uso geral do governo de Pequim. O imunizante foi testado amplamente e aplicado nos militares ainda na metade do ano passado, além de estar sob análise final da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além da China, a vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 da Sinopharm é usada na Hungria, México, Bahrein, Seychelles e Peru, entre outros.

Os chineses, que são os que mais têm vacinas com testes finalizados ou em fase final do mundo, já fornecem a CoronaVac ao país, que é produzida pela Sinovac Biotech. No entanto, todos os acordos para compra e a transferência de tecnologia para a produção nacional através do Instituto Butantan foram fechadas com o governo de São Paulo.

Inclusive, o presidente Jair Bolsonaro fazia duras críticas ao que chamava de “vacina chinesa” e dizia que o Ministério “não ia comprar” nenhuma dose do país. Ele e seus filhos usaram por várias vezes a retórica do “vírus chinês”, usada por Donald Trump, para culpar a China de “espalhar” a doença pelo mundo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.