Notícias

Bolsonaro pretende demitir Mandetta ainda hoje, diz O Globo

O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em anúncio que poderá ser realizado ainda nesta segunda-feira (6/4). A informação é do jornal O Globo, que disse ter confirmado com duas fontes do Palácio do Planalto.

Segundo a publicação, o ex-ministro da Cidadania, o deputado federal Osmar Terra, é o mais cotado para assumir o cargo.

Após não ter sido incluído em uma reunião de Bolsonaro com médicos na última quarta-feira (1), em que Osmar Terra esteve presente, para discutir o uso de hidroxicloroquina no combate ao coronavírus, Mandetta respondeu a mensagens no grupo de WhatsApp de seu partido, o Democratas, com o seguinte comentário: “Osmar Trevas”. A provocação do ministro deixou ainda mais evidente a divisão dentro do governo.

A relação do presidente e Mandetta piorou nas últimas semanas com a defesa pelo ministro do isolamento horizontal, medidas de restrições mais duras e a não adoção do remédio hidroxicloroquina como tratamento sem que os testes clínicos sejam realizados e aprovados.

Ontem (5), Bolsonaro disse a um grupo de religiosos diante do Palácio do Planalto que alguns de seus ministros eram ‘pessoas normais’, que viraram estrelas. Sem citar Mandetta, insinuou que poderia demitir o ministro ao dizer que não tinha medo de ‘usar a caneta’.

Desgaste

Há algumas semanas, desde que o combate à pandemia do coronavírus no Brasil se intensificou, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta têm adotado posturas diferentes em seus discursos.

Bolsonaro não concorda com o ministro, que tem tentado seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde de aplicar medidas de isolamento social. Segundo o presidente, o impacto econômico das medidas seria maior do que seu benefício. Bolsonaro, então, defende o “isolamento vertical”, que envolveria apenas pessoas pertencentes a grupos de risco.

Outro ponto de divergência é a cloroquina, medicamento para malária, cujo potencial contra o coronavírus o presidente segue promovendo. O ministro diversas vezes pediu cautela em relação ao medicamento, visto que não há estudos suficientes para comprovar sua eficácia contra a Covid-19.

Apoio de outros Poderes

A gestão Mandetta também é bem vista por lideranças de outros poderes da República. Um dos apoiadores do ministro é o presidente da Câmara Rodrigo Maia elogiou Mandetta na última sexta-feira e classificou como “fundamental” sua permanência no Ministério.

O parlamentar criticou a fritura pública que Bolsonaro faz com seu subordinado, creditando a escolha de Mandetta à própria decisão do presidente. Maia falou que o presidente tinha posição dúbia em relação ao ministro e não teria coragem de demiti-lo.

Caso houvesse a troca, Maia não via com bons olhos. “Até outro sentar naquela cadeira e reorganizar o processo, até com uma posição diferente, porque certamente, se o presidente trocar o ministro, ele vai mudar a política do ministério”, avaliou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.