Notícias

Bolsonaro negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

Comercialização de combustíveis também estão sujeitas ao ICMS, um imposto estadual

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (20) que está em negociações para a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permitirá zerar os tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi finalizado, mas o alvo das reduções serão a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

“Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou durante sua live semanal nas redes sociais.

Segundo Bolsonaro, há um processo inflacionário generalizado que não atinge apenas o Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol 62,23%. O diesel aumentou cerca de 47% no mesmo período.

Além do imposto federal, a comercialização de combustíveis também estão sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um imposto estadual e, portanto, não estaria abrangido por uma eventual aprovação da proposta anunciada por Bolsonaro. Com a mudança constitucional, o governo não será obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis aumentando outros impostos, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo não forneceu uma estimativa de quanto custaria eliminar os tributos federais sobre os combustíveis.

Em 2018, após uma greve dos caminhoneiros, o governo de Michel Temer, na época, zerou os impostos federais sobre o diesel, mas por meio de decreto e com compensação orçamentária, correspondentemente aumentando outros impostos. De março a abril do ano passado, o governo Bolsonaro suspendeu a cobrança de imposto sobre o diesel, movimento compensado pelo aumento da carga tributária em outros setores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.