Notícias

Bolsonaro libera que ministros e servidores indicados viajem na classe executiva

Governo vai na contramão de uma medida anunciada em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, vetando voos nessa categoria

O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou nesta quarta-feira (12) um decreto permitindo que ministros e funcionários de ‘cargo de confiança’ realizem voos internacionais com duração superior a sete horas em classe executiva.

Esta medida aplica-se também aos servidores públicos nomeados para representar os ministros.

Com isso, o governo vai na contramão de uma medida anunciada em 2018 pelo ex-presidente Michel Temer, vetando voos nessa categoria para servidores públicos. Desde então, quem não quisesse viajar na classe econômica teria que pagar a diferença para poder viajar na classe superior.

“O decreto tem por objetivo mitigar o risco de restrições físicas e de impactos em saúde dos agentes públicos que precisam se afastar em serviço da União ao exterior a fim de tentar atenuar eventuais efeitos colaterais em face de déficit de ergonomia e evitar que tenham suas capacidades laborativas afetadas”, informou em nota o Ministério da Economia.

Com isso, os voos da classe executiva nessas categorias passarão a ser cobertos pela União e a diferença não será mais cobrada dos servidores.

Críticas

A medida gerou críticas da oposição. “Gasolina aumentando pro povo. Classe executiva pra Ministros. A MAMATA não só não acabou, como aumenta mais que a INFLAÇÃO!”, disse o deputado federal Kim Kataguiri no Twitter. João Amoedo, ex-candidato a presidente e um dos fundadores do partido Novo, criticou o decreto de Bolsonaro “Para o brasileiro: desemprego, fome, inflação, alta carga tributária, burocracia. Para o governo Bolsonaro:”, disse.

O senador Randolfe Rodrigues disse que acionou o TCU para derrubar a medida. “Acionamos o TCU pela suspensão do Decreto 10.934/22, assinado por Bolsonaro, que promove a FARRA de passagens aéreas executivas p/ ministros e servidores. Estamos pedindo aplicação de multa de R$ 50 mil por evento de descumprimento!”, disse em seu Twitter.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.