Tecnologia

Black Friday: como saber se um site é confiável para efetuar compras?

Descubra como se prevenir de golpes online e faça suas compras com mais segurança

A Black Friday começa muitos antes do dia oficial: desde o começo do mês de novembro, as empresas divulgam ofertas de “aquecimento” até a data chegar. E não são apenas as promoções que ficam aquecidas neste período, os golpes também.

Somente em 2021, o dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, já bloqueou mais de 1.1 milhão de tentativas de golpes relacionados à Black Friday.

Golpes na Black Friday para roubar dados

Os cibercriminosos criam páginas falsas muito similares aos sites e perfis oficiais de marcas conhecidas para dar veracidade aos golpes. Depois, os hackers divulgam os links maliciosos em vários meios, por e-mail, redes sociais, SMS e aplicativos de troca de mensagem, como WhatsApp.

Este tipo de golpe é conhecido como phishing e tem como objetivo principal roubar dados pessoais e bancários, senhas e dados de cartão de crédito. Por isso, é importante nunca colocar informações em sites aos quais não se conhece a procedência.

Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe, afirma que os perigos aumentam nesta época do ano. “Os golpes de phishing são os mais populares na internet, porém, no período de Black Friday, eles tendem a ter um aumento em grande escala. Isso acontece porque os golpistas aproveitam que as pessoas estão atentas e em busca dos melhores preços, então criam golpes com ofertas chamativas e com valor bem abaixo no mercado”, explica.

Golpes na Black Friday para roubar dados
Print de página simulando ação de Black Friday de grande loja do varejo (Reprodução/ PSafe)

Como verificar se um site é confiável

Há links maliciosos e páginas falsas que dão pistas de sua veracidade e, mesmo assim, eles ainda são capazes de coletar vítimas. E os golpistas estão elevando o nível de falsificação a ponto que fica extremamente difícil a identificação dos golpes. O olhar de especialistas em cibersegurança e o uso de tecnologias são a chave para combater os cibercriminosos a altura.

Confira o passo a passo de como verificar se um site é confiável de maneira segura:

Passo 1. Abra a página do Analisador de Links;

Passo 2. Coloque no campo de busca o link do site ou página que deseja verificar se é seguro e clique em analisar;

Passo 3. Leia com atenção o resultado. Tanto em caso positivo ou negativo, a plataforma oferece outras dicas de segurança para te ajudar a ficar ainda mais protegido!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.