Notícias

Biólogos alertam para futuro catastrófico da fauna marinha

No ritmo atual, o urso polar e outros animais podem ser extintos até o final deste século se as temperaturas continuarem a “subir nos oceanos”. Isso é o que afirma os biólogos do Instituto de Tecnologia da Flórida e da Universidade da Carolina do Norte (EUA), num relatório publicado na revista Nature Climate Change.

Segundo os especialistas, é esperado que a temperatura do oceano aumente em 2,8 graus célsius, podendo causar uma perda catastrófica da fauna marinha até 2100 –  já que grande parte desses animais não serão capazes de tolerar a temperatura do oceano.

“Com um aquecimento de tal magnitude, podemos ter a perda de muitos, se não a maioria das espécies animais de áreas marinhas protegidas, até o final do século”, diz o estudo liderado por John Bruno, biólogo da Universidade de Carolina Norte em Chapel Hill.

As zonas marinhas protegidas (considerado como um refúgio para ursos polares, corais e outros animais) estão ali para proteger as espécies ameaçadas por ações humanas, tais como a pesca indiscriminada e a extração de óleo. “Porém, elas não serão capazes de preservar as espécies a partir dos efeitos de aquecimento global”, disseram os cientistas.

Concentrações reduzidas de oxigênio no oceano, uma das consequências do aquecimento, tornarão as áreas marinhas protegidas inabitáveis ​​para a maioria das espécies.

corais no Santuário Marinho Nacional da Florida

Existem atualmente 8.236 áreas marinhas protegidas no mundo, embora cubram apenas 4% da superfície do oceano. No Santuário Marinho Nacional da Florida, um grande número de corais foi destruído por branqueamento e doenças relacionadas a altas temperaturas, segundo o estudo.

“As atuais medidas de proteção não serão efetivas até 2100 se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentando até o ponto atual”, disseram os pesquisadores.

Richard Aronson, co-autor do estudo e chefe do departamento de engenharia oceânica e ciências marinhas da Universidade de Tecnologia da Flórida, observou que a vida selvagem do Ártico e da Antártica está particularmente em risco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.