Notícias

Biólogos alertam para futuro catastrófico da fauna marinha

No ritmo atual, o urso polar e outros animais podem ser extintos até o final deste século se as temperaturas continuarem a “subir nos oceanos”. Isso é o que afirma os biólogos do Instituto de Tecnologia da Flórida e da Universidade da Carolina do Norte (EUA), num relatório publicado na revista Nature Climate Change.

Segundo os especialistas, é esperado que a temperatura do oceano aumente em 2,8 graus célsius, podendo causar uma perda catastrófica da fauna marinha até 2100 –  já que grande parte desses animais não serão capazes de tolerar a temperatura do oceano.

“Com um aquecimento de tal magnitude, podemos ter a perda de muitos, se não a maioria das espécies animais de áreas marinhas protegidas, até o final do século”, diz o estudo liderado por John Bruno, biólogo da Universidade de Carolina Norte em Chapel Hill.

As zonas marinhas protegidas (considerado como um refúgio para ursos polares, corais e outros animais) estão ali para proteger as espécies ameaçadas por ações humanas, tais como a pesca indiscriminada e a extração de óleo. “Porém, elas não serão capazes de preservar as espécies a partir dos efeitos de aquecimento global”, disseram os cientistas.

Concentrações reduzidas de oxigênio no oceano, uma das consequências do aquecimento, tornarão as áreas marinhas protegidas inabitáveis ​​para a maioria das espécies.

corais no Santuário Marinho Nacional da Florida

Existem atualmente 8.236 áreas marinhas protegidas no mundo, embora cubram apenas 4% da superfície do oceano. No Santuário Marinho Nacional da Florida, um grande número de corais foi destruído por branqueamento e doenças relacionadas a altas temperaturas, segundo o estudo.

“As atuais medidas de proteção não serão efetivas até 2100 se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentando até o ponto atual”, disseram os pesquisadores.

Richard Aronson, co-autor do estudo e chefe do departamento de engenharia oceânica e ciências marinhas da Universidade de Tecnologia da Flórida, observou que a vida selvagem do Ártico e da Antártica está particularmente em risco.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.