Destaques, Tecnologia

Bill Gates acredita que dar “nosso trabalho” para os robôs é uma coisa boa

bill-gates
Foto: Michael Buholzer / World Economic Forum

A questão não é se a Inteligência Artificial (IA) acabará fazendo nosso trabalho, mas quando isso acontecerá. Até então, é melhor ter certas coisas amarradas (como a renda básica universal), mas alguns acreditam que será uma coisa boa: graças aos robôs, eles dizem que “teremos mais tempo livre”.

O último a se juntar a esta previsão foi Bill Gates, magnata de software e um dos maiores filantropos do mundo. Em uma entrevista com a Fox Business, Gates previu que a IA será uma oportunidade para o renascimento da economia e que, longe de nos substituir, nos tornarão mais eficientes, o que nos permitirá administrar melhor nosso tempo.

“Você será muito mais eficiente com seus recursos, você será muito mais consciente do que está acontecendo”, disse Gates em Davos. A inteligência artificial pode ser usada para monitorar prisões, fábricas, tribunais e salas de operação. Haverá computadores registrando tudo e saberemos se há um uso ineficiente de recursos ou uma violação de segurança, como um trabalhador que não está usando um capacete.

Foto: Pixabay

Com o surgimento da IA, é provável que a produção se multiplique em duas, o que significa que haverá menos trabalho, admitiu Gates. “Mas isso não significa que haverá menos emprego”, disse ele. Aumentar os níveis de produção pode ter outros efeitos, como aproveitar férias mais longas. Isso também pode levar a uma mudança de prioridades: nos permitirá concentrar-nos em ajudar pessoas mais velhas e crianças com necessidades especiais, ou na redução de divisões de classe. “O propósito da humanidade não é apenas sentar-se atrás de um computador e vender coisas”, disse o fundador da Microsoft.

Mas chegar lá não será fácil. “Haverá desafios porque a taxa de mudança será mais rápida nos próximos 20 anos do que até agora”, explicou Gates. O governo terá que mudar seus programas de segurança social e ajudar os trabalhadores deslocados a treinar para a nova economia. “Mas se for bom, será positivo para todos”.

Com informações da Fox Business*

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.