Notícias

Betelgeuse está prestes a explodir em uma supernova?

A estrela super gigante vermelha Betelgeuse – que está localizada na constelação de Órion, a cerca de 640 anos-luz da Terra – é conhecida por ser uma das mais brilhantes do céu noturno, por isso sempre serviu como farol para os observadores do universo.

No entanto, em dezembro do ano passado, o corpo celeste começou a registrar uma obscuridade misteriosa sem precedentes, a ponto de em fevereiro deste ano seu brilho ser apenas 36% do seu nível normal.

Assim como todos os super gigantes, Betelgeuse está suscetível a uma explosão em uma supernova. Sua recente perda de brilho pode ser um sinal de que a estrela – que é cerca de 1.400 vezes maior em diâmetro que o nosso Sol – está prestes a explodir?. De acordo com os cientistas, os próximos dias serão cruciais para responder esta pergunta.

No início deste mês, astrônomos da Universidade de Villanova (EUA) publicaram uma atualização sobre a estrela, relatando que em setembro era aproximadamente 2,5 vezes mais brilhante do que é agora.

“As observações fotométricas mais recentes indicam que Betelgeuse é atualmente a menos luminosa e a mais fria que foi medida em nossos 25 anos de fotometria”, escreveram os cientistas no portal The Astronomer’s Telegram.

Essas observações levaram os pesquisadores a pensar que a estrela poderia estar prestes a explodir. No entanto, a mudança no brilho também pode ser devido a uma explosão de poeira estelar de suas próprias camadas externas frias, ou algo completamente diferente.

Betelgeuse é uma estrela variável, portanto seu brilho tem ciclos diferentes, ascendente e descendente. Quando os mínimos de cada ciclo se reúnem, a estrela pode ser excepcionalmente fraca, como agora, mas acenderá logo depois.

Seu período de pulsação atual terminará no dia 21 de fevereiro, quando se espera que se registre o brilho mínimo da estrela. Atualmente, o super gigante parece ser mais moderado do que deveria ser durante uma pulsação e isso pode significar que há vários fatores em jogo. Mas os cientistas argumentam que, se Betelgeuse começar a recuperar seu brilho após essa data, poderia realmente ser uma pulsação e a vida da estrela por enquanto não estaria em perigo.

Sexta-feira passada, uma nova fotografia da diminuição incomum do brilho na superfície de Betelgeuse foi capturada por uma equipe internacional de astrônomos e publicada pelo European Southern Observatory (ESO).

O antes e o depois

A imagem, obtida como resultado de observações feitas com o Very Large Telescope (VLT) do ESO instalado no Chile, foi feita no final do ano passado com o instrumento SPHERE. Quando comparadas com outras capturadas pelo mesmo dispositivo no início de 2019, os cientistas obtiveram evidências de que a estrela mudou tanto no brilho quanto na forma.

“Os dois cenários que estamos considerando são um resfriamento da superfície devido a uma atividade estelar excepcional ou uma ejeção de poeira em nossa direção”, disse Miguel Montargès, astrônomo da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), que ao mesmo tempo não exclui a possibilidade de que a equipe “ainda possa ter uma surpresa”, uma vez que o comportamento dos super gigantes vermelhos não é totalmente estudado.

Estamos a salvo?

Pierre Kervella, do Observatório de Paris, dirigiu as observações com o instrumento VISIR, instalado no VLT, que ajudou a obter outra imagem de Betelgeuse em dezembro de 2019 que mostra a luz infravermelha emitida pela poeira ao redor da estrela. Na fotografia, é possível observar as nuvens de poeira formadas depois que o corpo celeste jogou seu material no espaço.

E enquanto os astrônomos continuam a observá-la de perto, a distância da supergigante da Terra significa que sua eventual explosão não representaria nenhum perigo para a vida em nosso planeta.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.