Beirute: enfermeira resgata recém-nascidos em hospital destruído pela explosão

agosto 7, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Beirute: enfermeira resgata recém-nascidos em hospital destruído pela explosão

O fotógrafo Bilal Marie Jawich compartilhou em seu perfil do Facebook uma foto tirada no hospital Saint George do Centro Médico da Universidade de Beirute (também conhecido como Al Roum), tirada logo após a explosão catastrófica que ocorreu na terça-feira passada na capital libanesa.

Na foto, a enfermeira Pamela Zeinoun aparece ao telefone e com três recém-nascidos nos braços, relata o Arab News. A profissional de saúde diz que perdeu a consciência no momento da explosão e, quando se recuperou, correu para resgatar cinco recém-nascidos que estavam na unidade de terapia intensiva neonatal.

“Consegui carregar três nos braços e meu colega os outros dois”, disse a enfermeira. “Minha maior preocupação era a segurança deles, pois são muito frágeis”, acrescentou.

Jawich comentou em sua publicação que, ao longo de sua carreira de 16 anos como fotógrafo, em que trabalhou em muitos conflitos armados, ele jamais presenciou o que viu no bairro do hospital, especialmente no interior dele, onde havia “dezenas de cadáveres e feridos”.

O hospital Saint George informou em seu site que a instalação foi severamente danificada pela explosão e ficou inoperante, motivo pelo qual seus 160 pacientes tiveram que ser transferidos para outros centros médicos. Além disso, quatro enfermeiros e 16 pacientes morreram, enquanto mais de 100 funcionários do hospital ficaram feridos.