Bancos de Leite do RN precisam de doações

Os Bancos de Leite Humano do Rio Grande do Norte estão sofrendo com os baixos estoques. Segundo a coordenação estadual do aleitamento materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o problema é recorrente nos meses de férias e veraneio, quando as doações costumam diminuir. Em 2016, até novembro, 4.682 bebês precisaram de leite materno doado. No mesmo período, 2.653 mães foram doadoras.

No Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o hospital Santa Catarina, a necessidade diária é de um litro de leite materno por dia. Na unidade são realizados certa de 500 partos por mês, e em torno de 10% dos bebês nascidos necessitam de leite materno doado. Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês.

“Todos estão com estoques baixos, mas o hospital Santa Catarina é o mais necessitado”, explica a responsável técnica pelo aleitamento materno na Sesap, Raissa Arruda. Na unidade o banco de leite está trabalhando com estoque para apenas dois dias, o que pode comprometer a saúde dos bebês internados na UTI Neonatal e bebês prematuros do método Mãe Canguru.

Como doar

Para fazer a doação, a mãe pode entrar em contato com qualquer banco de leite, pessoalmente ou por telefone, onde receberá as devidas orientações sobre a ordenha e armazenamento corretos. Durante as visitas domiciliares, a coleta do leite é feita com apoio de uma técnica em enfermagem. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RN, o projeto “Bombeiro Amigo do Peito” faz coletas domiciliares.

O Rio Grande do Norte possui seis bancos de leite humano, sendo três em Natal, um em Mossoró, um em Parnamirim e outro em Caicó. Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança.

Recebem o leite materno os recém-nascidos prematuros, aqueles que necessitam de algum cuidado médico, e aqueles cuja mãe é impossibilitada de amamentar por algum problema de saúde.

Bancos de Leite do RN:

Em Natal

· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – (84) 3215-5957 / 0800-721-0078
· Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) – (84) 3232-7728
· Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) – (84) 3232-3669

Em Parnamirim

· Maternidade do Divino Amor – (84) 3272-4367

Em Mossoró

· Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado – (84) 3315-3471/3478

Em Caicó

· Banco de Leite de Caicó – (84) 3421-2018 /2354

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!