Notícias

Banco Central vai lançar parcelamento com Pix e pagamento por aproximação

Está no radar ainda a possibilidade de fazer transferências internacionais

Depois do lançamento do Pix Saque e do Pix Troco, que permitirá sacar dinheiro vivo em lojas, padarias e mercados, o Banco Central já prepara mais novidades para o meio de pagamentos. Para 2022, constam na agenda do BC o lançamento do Pix Aproximação – que permitirá efetuar pagamentos ao aproximar o celular da maquininha de cartão -, o parcelamento de compras e o débito automático, pelo qual o usuário poderá pagar automaticamente contas de gás, luz e outras com o Pix.

Compras feitas com Pix sem necessidade de acesso à internet também devem entrar para a rotina dos brasileiros no ano que vem. O sistema funcionará como um cartão de pagamento. Está no radar ainda a possibilidade de fazer transferências internacionais.

Confira abaixo como vão funcionar as novas funcionalidades do Pix, o cronograma previsto e o que já é possível fazer com o sistema.

Confira os próximos passos do Pix:

Pix Aproximação (2022)

Assim como existe hoje com cartões de crédito, será possível fazer pagamento aproximando o celular da máquina de cartão, por exemplo.

Pix Offline (2022)

O BC planeja lançar um “cartão Pix” que vai permitir a transferência offline. O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, já explicou que a forma mais segura para permitir os pagamentos sem conexão à internet será por meio de um cartão.

Sem dar muitos detalhes, ele disse que o usuário poderia transferir dinheiro para o cartão por meio de aproximação com o celular. O saldo iria para este cartão que poderia ser usado sem conexão. Depois que o usuário voltar a ter internet, ele poderia devolver esse saldo para sua conta.

Débito automático (2022)

Será possível colocar contas de luz e telefone para serem pagas automaticamente com Pix.

Pix Garantido (2022)

A nova funcionalidade vai permitir que o Pix seja usado também para parcelar compras. Hoje em dia, o Pix pode ser usado apenas com recursos que já estão na conta do pagador. O Pix Garantido será a primeira função de crédito da ferramenta.

Pix Internacional (sem data definida)

O BC já conversa com Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas por meio da ferramenta, mas o desenvolvimento ainda depende de algumas variáveis, como a modernização da legislação cambial e o avanço de outros países nos seus próprios sistemas de pagamento instantâneo.

O que já é possível fazer com Pix:

Transferência entre pessoas

É o uso mais comum para o Pix e já ultrapassou as ferramentas que estavam disponíveis anteriormente, como TED e DOC, em número de transações. Os últimos dados disponibilizados pelo BC, de outubro, mostram que 75% dos Pix feitos são de pessoa para pessoa.

Pagamentos por meio do QR Code ou chave Pix

As pessoas que costumam utilizar o Pix para transferências, também podem pagar por produtos ou serviços com a ferramenta. Por meio de um QR Code ou a chave do Pix, é possível fazer uma transferência instantânea para o encanador, a padaria ou o guardador de carros em qualquer momento do dia. Atualmente esse tipo de transferência representa 16% do total.

Pagamento de contas de luz

Em agosto do ano passado, o BC e a Aneel assinaram um acordo para permitir que o Pix seja usado para pagar as contas de luz. Entre os pontos positivos, a possibilidade de pagar a conta em qualquer dia da semana agilizaria o religamento de energia em casos de inadimplência e a redução de custo operacional poderia reduzir as tarifas.

Atualmente, localidades atendidas pela CPFL e pela Neoenergia, por exemplo, já podem pagar as contas por Pix.

Pagamentos do Guia de Recolhimento da União (GRU)

Antes mesmo do lançamento do Pix no ano passado, o BC já fechou um acordo com o Tesouro Nacional para permitir o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) com o Pix. Algumas taxas que devem ser pagas para a União, como multas eleitorais, já podem ser pagas dessa maneira.

Transferências e pagamentos entre empresas

Apesar de representar apenas 3% na quantidade de transações feitas em outubro, o volume de dinheiro movido entre empresas já representa 35% do total. São pagamentos de empresas para fornecedores de produtos e serviços. Muitas delas já aderiram ao Pix pela redução de custos.

Pix Cobrança

Uma alternativa ao boleto, o Pix Cobrança permite pagamentos com vencimentos futuros, inclusive com previsão de juros, multas e descontos. No lugar do tradicional código de barras, a ferramenta utiliza um QR Code.

Pix Saque e Pix Troco

O Pix Saque funciona assim: o cliente faz um Pix para uma loja. A atendente, então, dará esse valor em dinheiro vivo ao consumidor, sem a necessidade que ele compre qualquer item.

O Banco Central estabeleceu um limite para o saque de R$ 500 para o período diurno e de R$ 100 das 20h às 6h. Os comércios poderão ofertar limites menores, caso considerem adequado.

No Pix Troco, a operação é semelhante. Mas o cliente faz uma compra com Pix, transferindo ao estabelecimento um valor maior que o preço do produto. A diferença entre o valor da mercadoria e o transferido é devolvida em dinheiro, como um troco.

Com informações da Agência O Globo*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.