Notícias

Banco Central do Brasil já considera o uso de protótipos Blockchain

O Banco Central do Brasil lançou um novo documento de pesquisa que detalha os possíveis casos de uso para blockchains e ledgers distribuídos, enquanto descreve como várias plataformas disponíveis poderiam ser usadas para testar a tecnologia .

Sendo o resultado de um grupo de estudo iniciado pelo Banco Central do Brasil e publicado em 28 de agosto, o relatório analisa os casos de uso de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), incluindo identidade, moeda local e liquidação – no entanto, o último foi recomendado para a prototipagem.

O objetivo, no entanto, não é projetar uma plataforma de liquidação primária para o banco central, mas criar um sistema de backup “mínimo” para a transferência de fundos no caso de uma “fusão total completa do sistema de liquidação”.

Blockchain

O relatório afirma:

“No caso de sua falha catastrófica, os membros do LBTRs não poderiam enviar (ou receber) fundos para (de) um para o outro, levando a uma parada financeira completa … Neste contexto, o Sistema Alternativo de Liquidação de Transações (SALT ) é um sistema conceitual para uma solução contingente que poderia substituir imediatamente as principais funcionalidades dos principais RTGS brasileiros em caso de colapso total”.

Os autores indicam que o design deste sistema inclui uma rede de cadeias de bloqueios com permissão em que as instituições financeiras e o próprio banco central serão os validadores.

Eles estudam que, embora a privacidade seja um problema potencial, a DLT “poderia possibilitar a criação de uma visão compartilhada única de uma grande variedade de informações alimentadas e replicadas em todas as instituições”.

Desta forma, o documento está em linha com estudos encomendados por outros bancos centrais globais.

O Banco da Inglaterra e a Autoridade Monetária de Cingapura, por exemplo, examinaram a forma como a cadeia de blocos poderia ser aplicada à liquidação, embora o banco central do Reino Unido tenha ficado o mais distante até o momento, informando que o seu mais novo sistema de liquidação será “compatível com o livro gerado.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.