Variedades

Baleia Azul: pais devem ficar atentos a mudanças de comportamento

Casos recentes de suicídio de crianças e adolescentes, sob suspeita de ter alguma relação com o jogo Baleia Azul, estão sendo investigados pela polícia de alguns estados no Brasil. Enquanto isso, embora ainda não haja nenhuma confirmação oficial a respeito, o assunto tem chamado a atenção e, óbvio, gerado muita preocupação especialmente de pais.

“Podemos dizer que, às mudanças na estrutura da família moderna, na qual as crianças e os jovens muitas vezes são órfãos de pais, e acabam sendo educados pela escola, pelas babás ou pelo mundo digital, é que acabam se tornando as principais vítimas desse tipo de jogo. Às vezes, fazem isso como uma forma de chamar a atenção”, acredita a pedagoga Regina Trinca, do Ético Sistema de Ensino.

Para Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino, com o passar do tempo, as famílias têm dedicado menos tempo aos estudos dos filhos e os deixam caminharem muito sós. “Sem essa aproximação dos pais, os adolescentes têm cada vez mais se distanciado do mundo real e buscado na internet soluções para ocupar o tempo ocioso. Desafios inusitados estimulam a buscar o desconhecido e o que é desconhecido é mais prazeroso”, explica.

Ambas alertam para a importância de os responsáveis ficarem atentos a possíveis mudanças de comportamento dos menores. “Além das marcas físicas que o jogo incita, como cortes feitos com lâminas de barbear pelo corpo, é possível notar algo de errado também nas atitudes dos jovens. Alteração de humor, certa agressividade ou, por exemplo, até mesmo a prática do uso de palavrões e expressões que não costumam fazer parte do vocabulário deles, podem indicar alguma coisa de errado”, diz Regina.

Acredita-se também que há casos em que algumas crianças começaram a participar do jogo Baleia Azul apenas por mera curiosidade, motivadas pelo modismo, mas que depois se sentiram desencorajadas para abandoná-lo. “Provavelmente com medo de alguma suposta retaliação, até mesmo contra a própria família, e com medo de pedir ajuda para os pais, não conseguem se desvencilhar e seguem adiante. A adolescência é a fase da vida na qual passamos pelas maiores mudanças físicas, emocionais e comportamentais e ninguém deseja morrer nessa fase. O suicídio é muito mais um pedido de ajuda do que o desejo real de morte”, completa a pedagoga do Ético Sistema de Ensino.

Na escola, algumas mudanças também podem ser percebidas. “Quando a falta de atenção na sala aula é fora do normal, quando passam a deixar de fazer a lição de casa, entre outros fatores que afetam o desenvolvimento de aprendizagem da criança, são mudanças que também sugerem algo”, diz Regina. “Ao identificar esses comportamentos estranhos, a escola deve brevemente compartilhar com os pais, para que se descubra o que de fato está ocorrendo”, conclui Tânia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.