Balada da Vacinação: com direito a DJs, Natal inicia imunização do público de 18 anos

Balada da Vacinação: com direito a DJs, Natal inicia imunização do público de 18 anos

Balada da Vacinação: com direito a DJs, Natal inicia imunização do público de 18 anos

Com horário diferenciado, das 16h às 21h, ação acontece na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias

Rafael Nicácio agosto 17, 2021 Destaques

Natal está entre as dez cidades brasileiras a alcançar esta semana a imunização do público adulto contra a Covid-19 com pelo menos uma das doses. Para celebrar esse marco da vacinação na capital, com a habilitação da população jovem dos 18 anos a receber o imunizante, a Prefeitura elaborou uma grande ação chamada de ‘Balada da Vacinação’.

O horário será diferenciado, das 16h às 21h, em dois locais de grande fluxo de público, a Arena das Dunas, em Lagoa Nova, e o Ginásio Nélio Dias, na zona Norte da capital.

A programação terá DJs nos dois drives e estrutura de som e iluminação para tornar a programação atrativa, motivando a juventude a participar e incentivar as pessoas com seu poder mobilizador nas redes sociais.

Os detalhes do mutirão foram anunciados nesta terça-feira (17) durante a coletiva para a imprensa realizada no gabinete do prefeito Álvaro Dias, no Palácio Felipe Camarão. “Estamos concluindo agora toda a população adulta de Natal. Somos a nona cidade do Brasil, entre as 26 capitais e Distrito Federal, que alcança essa marca no Brasil. Isso nos enche de alegria, um marco que deve ser comemorado, uma fase que estamos concluindo com satisfação graças ao esforço da equipe da Secretaria de Saúde. É a prova indiscutível e inequívoca de que nosso esquema de enfrentamento funcionou. Uma grande vitória”, comentou.

A ‘Balada da Vacinação’ será exclusiva para o formato drive-thru. Na Arena das Dunas estarão disponíveis 20 unidades de atendimento para quem estiver em meio de transporte, seja carro, moto ou bicicleta. No Nélio Dias, a logística do drive segue o formato atual, com 15 pontos de atendimento na área externa do ginásio.

De acordo com o titular da SMS, George Antunes, a ação quer mobilizar esse público para que ele possa conquistar e contagiar aqueles adultos que ainda não procuraram os postos para se vacinar. “Os jovens têm esse poder mobilizador que contagia. Faremos uma super estrutura de som e iluminação para tornar a noite agradável e atrair mais gente”, declarou. O secretário estima que deverão se vacinar mais de 10 mil pessoas.

Pedestres

No dia seguinte à ‘Balada’, a vacinação continuará normalmente em todas as 35 unidades de saúde, drives e pontos para pedestres. Com o fechamento do novo público, todas as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos terão a vacina disponível.

Trânsito

Segundo o Inspetor Carlos Eugênio Barbosa, chefe do Setor de Intervenção Viária da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), o acesso à Arena das Dunas será pela avenida Prudente de Morais, utilizando o estacionamento principal. A abertura dos portões será às 15h. A saída dos veículos será pelo portão da avenida Lima e Silva. No ginásio Nélio Dias, a logística segue o formato dos dias normais, com dois pontos de acesso.

Balanço

Álvaro Dias aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço da vacinação na capital: até o momento foram aplicadas 720 mil doses entre D1 e D2. “Segundo estimativa do IBGE, nós alcançamos a marca histórica dos 76% da população com ao menos uma dose aplicada”, disse o gestor. Com a D1 e Dose Única, 525.350 pessoas foram imunizadas. Da fase D2 foram aplicadas 193.713 mil doses, isso representa que 28% da população foi imunizada.

Vacinação D2

Durante a manhã desta quarta-feira (18) a Prefeitura vacinará apenas o público habilitado a tomar a vacina D2 na data estipulada pelo calendário de vacinação. A vacinação da D2 será somente nas 35 unidades básicas. Sobre a antecipação da D2 da Pfizer autorizada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Natal está pronta para antecipar de 90 dias para 21 dias o intervalo das duas doses, mas para isso a SMS aguarda a chegada do imunizante.

Busca ativa

Sobre alguma sanção ou multa para a população que ainda não se vacinou, o prefeito Álvaro Dias disse que respeita o estado democrático e o desejo particular do cidadão, mas que a sua gestão irá manter campanhas de conscientização para que todos busquem a proteção necessária.

O titular da SMS acrescentou que em 15 dias a Prefeitura colocará duas unidades móveis nas ruas para fazer uma busca ativa com objetivo de imunizar a população que não buscou os postos de saúde.

Menores de 18 anos

O prefeito Álvaro Dias também falou que a próxima etapa da campanha de vacinação vai englobar a faixa etária dos 12 aos 17 anos. Segundo a secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo, o imunizante que teve estudos para esta faixa etária de menores de 18 anos, além da autorização da Anvisa, é a vacina Pfizer. “Iremos solicitar ao Ministério da Saúde as doses da Pfizer para lançar o calendário desta nova faixa da população”, acrescentou Álvaro Dias.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos