Auxílio emergencial: quando sai o calendário da terceira parcela?
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Auxílio emergencial: quando sai o calendário da terceira parcela?

junho 3, 2020 0 Por Rafael Nicácio

O governo federal deve anunciar na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, o calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com técnicos do Ministério da Cidadania, o calendário será semelhante ao da segunda parcela, com a separação das datas entre os públicos beneficiados para evitar filas e aglomeração de pessoas nas agências da Caixa.

Em primeiro lugar, a Caixa vai pagar o auxílio para os beneficiários do Bolsa Família, de acordo último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Em seguida, fará o crédito em conta poupança digital para os trabalhadores informais, por ordem do mês de nascimento, permitindo o pagamento de contas e de compras via cartão digital ou QR Code.

Para sacar os recursos em dinheiro vivo, realizar transferências para outras contas na Caixa ou em outros bancos, essas pessoas terão que esperar cerca de 10 dias, a partir da data do depósito na conta digital.

Segundo o último balanço da Caixa, auxílio já foi pago a 58,6 milhões de pessoas, totalizando R$ 76,6 bilhões, considerando a primeira e segunda parcela. Outros 11,1 milhões de trabalhadores estão na fila à espera da análise dos dados pelo sistema Dataprev.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que espera receber o lote com o resultado das análises para definir as datas dos pagamentos, que também vão obedecer o mês de nascimento. Assim que os dados forem transmitidos, o banco tem dois dias úteis para começar a pagar.