DestaquesPolítica

Auxílio Copa? Deputados criam grupo para acompanhar seleção no Catar

Segundo o levantamento feito no site oficial da FIFA, a estimativa de gasto é de R$ 2,5 milhões. Isto calculado pela quantidade de deputados federais que poderão esbanjar com passagens aéreas, ingressos para jogos, hotéis e alimentação, pagos com o dinheiro do contribuinte

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quinta-feira, 4 de agosto, a criação de um grupo para acompanhar a preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2022, marcada para acontecer entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano, no Catar.

E quem vai arcar com essa viagem? É claro que somos nós, povo brasileiro!

Aprovada, pasmem, a proposta do deputado federal José Rocha (União-BA) visa resgatar o Brasil como país do futebol. “Nós estamos no ano que é eleitoral e também ano da disputa da Copa do Mundo. E é um evento importante para o nosso país, com a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo no Catar e essa comissão, como sendo uma Comissão do Esporte, é interessante que a gente crie um grupo de trabalho para acompanhar essa preparação da seleção brasileira de futebol masculino a ser realizada no Catar no mês de novembro. Portanto esse é o nosso requerimento”, disse o parlamentar.

A imagem da seleção está em baixa e, por causa disso, o futebol brasileiro tem se afastado cada vez mais do público. Precisamos então recuperar esse esporte que, além da função social indiscutível que possui, é considerado paixão nacional. A proposta desse Grupo de Trabalho é provocar discussões dentro deste colegiado e junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima do futebol brasileiro, como parte de um conjunto de esforços para resgatar a imagem do Brasil como o país do futebol”, continuou José Rocha em sua justificação.

Presidindo a comissão, o Delegado Pablo (União-AM) colocou a proposta para votação e não teve nenhum voto contrário. Foi decidido que o grupo de trabalho poderá contar com até 11 deputados, além de 11 suplentes [veja vídeo abaixo]. Já a CBF, até a publicação desta reportagem, não se manifestou sobre o tema.

Plataforma pede cancelamento de viagem de deputados à Copa do Mundo com dinheiro público

O Ranking dos Políticos (plataforma que classifica os melhores e piores parlamentares) pediu, por meio de um ofício, que o deputado federal José Rocha (União-BA) cancele a proposta de criar um Grupo de Trabalho formado por 11 parlamentares para acompanhar todos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar, em novembro deste ano. A ideia do mandatário, considerada imoral, foi aprovada na última quinta-feira (04) na Comissão de Esportes da Câmara.

Segundo o levantamento feito pelo Ranking dos Políticos, no site oficial da FIFA, a estimativa de gasto é de R$ 2,5 milhões. Isto calculado pela quantidade de deputados federais que poderão esbanjar com passagens aéreas, ingressos para jogos, hotéis e alimentação, pagos com o dinheiro do contribuinte.

Para o diretor-geral do Ranking dos Políticos, Gláucio Dias é no mínimo imoral um deputado federal, representante do povo da Bahia, propor uma iniciativa dessa. “No dia a dia do Congresso Nacional, percebemos que há bons parlamentares, mas ainda existem alguns que parecem viver em uma ilha da fantasia, em um mundo à parte. Esse tipo de proposta não tem cabimento: gastar dinheiro do contribuinte para ir ver os jogos na Copa do Mundo. Vergonhoso”.

Nas redes sociais, o Ranking dos Políticos fez uma campanha contra a iniciativa do deputado José Rocha que, imediatamente, diminuiu a quantidade de pessoas do grupo para apenas um deputado. Porém, Dias informou que não é o suficiente e que a proposta precisa ser cancelada. “Os deputados precisam entender que o povo brasileiro mudou, o mundo mudou. É inadmissível que um representando queira utilizar dinheiro do contribuinte para curtir festinha, aproveitar a vida no Catar e dizer que está defendendo o Brasil. É uma proposta de vexatória e a gente tem a convicção de que o parlamentar vai repensar essa atitude e recuar. Além disso, se tiver grandeza de caráter, vai pedir desculpa de forma pública por ter proposto uma aberração dessas”, afirmou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.