Autossabotagem: o que é e como vencê-la?

dezembro 4, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Autossabotagem: o que é e como vencê-la?

Sabe quando criamos obstáculos na hora de realizar alguma tarefa ou ir em busca de nossos objetivos? O nome disso é autossabotagem. Esse comportamento não intencional é mais comum do que se imagina e, muitas vezes, ocorre de forma repetitiva, prejudicando não só a vida pessoal, mas também a profissional.

A automedicação, a procrastinação, o consumo excessivo de álcool e a compulsão por comida são os comportamentos de autossabotagem mais comuns. Eles ajudam a mascarar o que realmente precisa ser solucionado e, quase sempre, estão associados a uma autoimagem e autoestima negativas.

“A procrastinação, por exemplo, pode impactar negativamente a produtividade do indivíduo no trabalho. Adiar afazeres e compromissos são mecanismos de defesa diante da sensação de incapacidade que a pessoa tem de realizar algo”, explica David Braga, CEO da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, que atua em toda a América Latina.

Se você se encaixa nesse perfil, precisa se perguntar o que o tem levado a adiar ou evitar determinada situação. Afinal, o que você faz que sempre lhe prejudica? Costuma se atrasar sempre? Vive reclamando da empresa ou do seu superior no ambiente de trabalho? Sabota a própria dieta ou a ida à academia? O autoconhecimento é fundamental para vencer a autossabotagem.

Após identificar a causa, é possível reprogramar seus pensamentos e traçar metas para conquistar o que deseja. A pessoa que se autossabota deve enfrentar a si mesmo. “Quando você se conhece profundamente, passa a compreender quais são seus pontos fortes e fracos. É passando por obstáculos que encontramos a nossa verdadeira força interior”, assinala Braga.