Curiosidades

Austrália revela o primeiro trem solar do mundo

A partir de agora, um país em específico pode se orgulhar de ter o primeiro trem solar do mundo: a Austrália. Estamos falando de um veículo equipado com painéis solares que captam a energia necessária para poder se locomover, o que o torna um dos meios de transporte mais limpos que podemos encontrar na atualidade.

Tradicionalmente, os trens elétricos são considerados meios de transporte que respeitam o meio ambiente. No entanto, o fato de que eles não usam combustíveis fósseis não significa que eles estejam totalmente limpos, pois em muitos casos a eletricidade que eles usam vem de energias não-renováveis.

Felizmente, estamos cada vez mais conscientes da importância de proteger o meio ambiente para reduzir a poluição e evitar as terríveis consequências das mudanças climáticas. Por esta razão, alguns projetos que têm como objetivo “alimentar” seus trens apenas com energias renováveis já prosperaram. Por exemplo, os trens holandeses correm com ajuda da energia eólica desde o passado mês de janeiro, e o metrô de Santiago do Chile será alimentado por energia solar e eólica a partir de 2018.

Agora, o primeiro trem solar que foi lançado na Austrália pela Byron Bay Railroad Company vai um passo adiante nesta linha de transporte sustentável para garantir que a energia utilizada seja completamente limpa. As raízes deste projeto remontam à Segunda Guerra Mundial, uma vez que os dois vagões usados ​​foram construídos em 1949 e foram restaurados. Eles são fabricados com a fuselagem de alumínio usada nos bombardeiros, então eles têm a vantagem de serem muito leves.

trem com energia solar

Cada carga de energia solar irá fornecer o suficiente para 12 a 15 corridas

Depois de restaurar os vagões, a empresa decidiu integrar painéis solares no telhado para tornar o trem completamente auto-suficiente e respeitoso com o meio ambiente. Além disso, eles têm um sistema de travagem regenerativo que tem a capacidade de recuperar cerca de 25% da energia que o trem usa para acelerar. As baterias também podem ser carregadas na plataforma através de um grande painel solar no telhado do galpão de armazenamento, além de obter energia diretamente da rede de um fornecedor local.

O trem solar australiano acomoda até 100 passageiros e transporta viajantes entre duas estações recém-construídas que conectam Byron Bay, uma cidade costeira no estado de Nova Gales do Sul. No momento, o trem irá viajar a cada hora, e espera-se que o serviço seja expandido a partir de janeiro de 2018.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.