ColunasWagner Santos

Como pequenos negócios podem usar a internet para aumentar as suas vendas e lucrar mais!

A internet mudou a forma como as empresas podem ser gerenciadas e também a maneira como elas se relacionam com os clientes

Passar horas e horas em lojas, pesquisar preços com funcionários e enfrentar filas de pagamento, já não é mais a preferência dos consumidores. Por ser uma atividade cansativa, pouco prática e muitas vezes improdutiva.

Por isso, cada vez mais, pequenos e grandes negócios surgem na internet com o objetivo de gerar mais vendas e aumentar os resultados, melhorando os lucros. 

Agora, para se destacar em meio a essa grande concorrência nessa rede gigante que é a internet, mais do que boa vontade, será necessário ter o domínio de algumas estratégias para alavancar a sua empresa. 

Para ficar ainda mais fácil, selecionamos algumas maneiras efetivas de usar a internet para aumentar suas vendas. Confira já e aproveite a quarentena para expandir as suas vendas e se destacar no mundo online.

Aparecer no Google

Os três primeiros resultados do Google obtém 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas; mais de 69% das empresas brasileiras estão fazendo SEO; são mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. 

Ainda tem dúvidas sobre a importância de aparecer na primeira página do buscador? Para se destacar e vender mais?!

A todo momento, vários usuários estão procurando no Google, soluções que ajudem a 

enfrentar as suas dores. 

Por mais vantajoso e tentador que seja comprar esse espaço, alcançar as primeiras posições de forma orgânica é um trabalho difícil e de longo prazo, mais que trará excelentes retornos. 

É recomendado aplicar um conjunto de técnicas, ações e estratégias de Marketing Digital, também chamado de SEO, que tem como objetivo o aumento do tráfego e do desempenho de um website por meio de resultados orgânicos em ferramentas ou mecanismos de busca. 

Entre uma das formas mais conhecidas de aparecer no Google está a ferramenta “Google My Business”, que oferece a possibilidade de você gerenciar sua presença e informações, tanto nos resultados de pesquisa quanto em serviços como Google Maps

Assim, fica muito mais fácil dos clientes encontrarem seu negócio e conhecer o que ele pode oferecer. Além dos diferenciais que a sua loja oferece.

Experiência do usuário 

Independente do seu ramo de atuação – venda de produtos ou prestação de serviços – ao adentrar na sua página virtual, o cliente deve se sentir confortável, seguro e ter na palma da mão tudo o que precisar. 

A experiência do usuário, ou simplesmente UX, engloba fatores como usabilidade, acessibilidade, desempenho, utilidade, interação, design e marketing. É importante saber para quem exatamente estamos oferecendo o produto ou serviços. Assim, fica mais fácil produzir uma página que irá agradar esse público.

Compreender metas, desejos e necessidades dos usuários e analisar os dados com empatia, é uma forma de colocar o usuário no centro e assim criar sua persona

A experiência vivida pelas pessoas influencia diretamente na visão que ela terá do seu negócio e também na possibilidade de ela comprar os seus produtos.

Demonstre confiança e esteja sempre disponível 

Mesmo que as compras online estejam crescendo cada vez com mais facilidade, alguns usuários ainda precisam de um empurrãozinho para adquirir um produto ou serviço. Uma forma eficiente de gerar confiança é exibir depoimentos de quem já comprou seus produtos ou contratou seus serviços. 

Peça para seus clientes fazerem depoimentos sinceros sobre o que adquiriu e divulgue no seu site. Usar empresas de confiança pode aumentar ainda mais a credibilidade do que você oferece. 

Quando falamos em estar sempre disponível, queremos ressaltar a importância de dispor de um atendimento rápido e eficiente. Você precisa saber onde seu cliente está e adaptar seu atendimento para ele. 

O ideal é escalar colaboradores que fiquem responsáveis pelo atendimento eletrônico – inbox de Facebook/Instagram, WhatsApp, chat do site ou até mesmo um telefone – pois se o seu cliente ficar com uma dúvida e não conseguir uma resposta rápida da sua empresa, ele buscará a concorrência para resolver seu problema. 

Desse modo, você perderá a sua venda, além de poder manchar a sua imagem como uma empresa que não dá atenção para os leads.

Utilize CTAs 

O call-to-action é qualquer tipo de chamada, em imagem ou escrita, que leve o leitor ou visitante de um site ou página  realizar alguma ação. Essa ferramenta é primordial para gerar leads, mas é preciso escolher o tipo certo para que ela gere bons resultados.

O formato da sua oferta está relacionado ao seu objetivo. O formato sidebar, fica posicionado na lateral do seu site e deve conter uma mensagem que chame a atenção do visitante. (colocar uma imagem do próprio site aqui). 

Você também pode utilizar textos com mensagens que incentivem o visitante a baixar um e-book ou ser redirecionado para uma landing page. 

Além de imagens clicáveis inseridas em posts, chamando para baixar materiais ou visitar outras páginas do site. (colocar uma real do site) 

Aposte nas redes sociais 

Segundo o relatório Digital in 2019, 66% dos brasileiros está ativo nas redes sociais e as usa com viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet. 

Ao apostar nas redes sociais, é preciso entender como elas funcionam e qual o público de cada uma. O Facebook já ultrapassou os 86 milhões de usuários e está recheado de lojas que divulgam seus produtos e serviços, usando e abusando de posts criativos que envolvem os usuários e os engaja a visitar o site e realizar uma compra.

O Instagram é outra rede social que dispõe de um forte nível de engajamento. Muito mais do que likes, é possível obter envolvimento, interação e relacionamento com os clientes.

Assim, quando bem utilizada, ela é uma fonte primordial para a conquista de novos leads e o aumento nas vendas.

Isso, na prática significa ter uma biografia no instagram atrativa e que estimula o usuário a seguir o seu perfil na rede social e saber mais sobre você ou sua marca.

Se preferir inovar, você pode optar pelo Pinterest. Plataforma conhecida por fornecer ideias sobre vários assuntos: de moda e bem-estar a decoração e cortes de cabelo. 

Outra opção também é fazer cursos ead gratuitos para se especializar ainda mais no assunto!

Observe as compras abandonadas 

Imagine só. O potencial cliente analisa o site, seleciona os produtos/serviço de interesse, adiciona-os no carrinho e simplesmente fecha a página, abandonando a compra. É nesses potenciais clientes que você deve trabalhar, para que a compra seja concluída. Já que eles demonstraram interesse em seus produtos.

Antes de elaborar um plano de ação, é necessário entender os motivos que causaram a desistência. Processo de checkout longo, informações confusas, custos extras (frete e impostos) exagerados, ambiente virtual não desenvolvido para dispositivos móveis, problemas com pagamento, são apenas alguns dos vários fatores que causam o abandono de compras e a perda de dinheiro.

Para combater a desistência e aumentar as vendas, é importante incluir funcionalidades no site como possibilidade de login através de rede social, preenchimento intuitivo das etapas do checkout, preenchimento dos dados do cartão de crédito ou débito com auxílio visual, entre outros. 

Se as vendas do seu pequeno negócio andam estagnadas ou se você quer lucrar ainda mais, aproveite este conteúdo e aplique as estratégias apresentadas. Só não esqueça: muito dependerá da sua paciência e determinação

Caso tenha mais alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e responderemos para você.

imagem: Abstract vector created by vectorjuice – www.freepik.com

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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