Aulas de Astronomia e Geociências são oferecidas gratuitamente para estudantes da educação básica

Aulas de Astronomia e Geociências são oferecidas gratuitamente para estudantes da educação básica

Aulas de Astronomia e Geociências são oferecidas gratuitamente para estudantes da educação básica

Estudantes do ensino fundamental e médio são público-alvo do projeto #CecíliaemCasa

Rafael Nicácio julho 6, 2021 Educação

Conteúdos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia serão oferecidos para turmas do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio pelo projeto #CecíliaEmCasa. O programa, que é gratuito e on-line, é voltado para escolas da rede pública de todo o país.

Professores podem inscrever suas escolas no projeto preenchendo o formulário na internet, até o dia 11 de julho. Serão escolhidas 30 escolas sorteadas no dia 13 de julho.

Com o início previsto para agosto, os participantes terão duas semanas de atividades diárias sobre temas que envolvem o sistema solar, a dinâmica meteorológica, as estrelas e os processos físicos terrestres.

Os grupos serão orientados por estudantes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física (IF), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Ao final do programa, os alunos que completarem as tarefas propostas receberão um certificado.

Criado em 2019 com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as Ciências da Terra e do Universo nas escolas, o Cecília é um projeto de extensão desenvolvido pelo IAG. Por causa da pandemia, a estrutura das atividades continua similar à realizada presencialmente nas escolas, mas adaptada ao ambiente remoto, com experiências fáceis e possíveis de serem realizadas em casa.

Áreas de atuação da Astronomia

Com o crescente número de planetários e empresas que usam satélites de comunicação, o mercado de trabalho está buscando, cada vez mais, profissionais de Astronomia, principalmente para área acadêmica. Porém, por ser ligada à pesquisa, é uma profissão que se limita basicamente a três áreas. Confira:

Ensino: ministrar aulas de Física e Matemática no Ensino Médio. Se for um profissional com pós-graduação na área, pode dar aula de astronomia no Ensino Superior.

Divulgação: montar exibições, dar palestras difundindo os conhecimentos astronômicos e coordenar visitas a planetários e museus. Além de atuar como colaborador em revistas científicas.

Pesquisa: o profissional que escolher essa área na Astronomia pode trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais.

Outros artigos