A vida útil e o desempenho da sua moto depende de uma boa lubrificação do motor. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas fazer a troca, é preciso escolher o óleo para motor de moto certo para cada veículo.
“Além de comprometer o motor, usar o óleo errado pode influenciar também no consumo de combustível e gerar um gasto ainda maior para o motorista”, é o que explica Rafael Zancanelli, especialista em lubrificantes da loja de óleos Top Oil.
Isso acontece porque a função desse fluido é muito mais do que apenas lubrificar as peças. Ele também previne o acúmulo e depósito e ajuda a regular a temperatura do motor, influenciando no consumo de combustíveis.
Hoje em dia, qualquer economia pode fazer uma grande diferença no bolso. Então, confira a seguir como escolher o melhor óleo para o motor da sua moto.
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O que procurar em um óleo para motor de moto?
A principal classificação dos óleos lubrificantes é em relação ao tipo de óleo: mineral, sintético ou semissintético. Depois disso, existe uma variedade quase infinita de subclassificações, como em relação à viscosidade e ao desempenho.
Para escolher o melhor óleo para motor de moto, é preciso conhecer o básico sobre essas indicações para entender o que mais se adequá ao seu veículo e ao tipo de uso:
Tipo de óleo: mineral, sintético ou semissintético
O óleo mineral é obtido diretamente do petróleo. Como é natural, ele costuma ser barato no mercado, mas, geralmente, precisa do complemento de aditivos para garantir um bom desempenho do motor. Esse tipo de óleo é muito usado em motores antigos, que precisam de óleos mais grossos para lubrificar as peças.
Já o óleo sintético é produzido em laboratório especialmente para otimizar a performance do motor. Ele possui alta capacidade de lubrificação, não forma borra, ajuda na economia de combustível e é o mais indicado para motores mais novos. A desvantagem é que costuma ser encontrado por um preço muito mais alto.
O óleo semissintético é uma mistura dos dois. Essa costuma ser uma boa opção para quem faz uso moderado do motor e procura um óleo lubrificante de qualidade por um preço mais acessível.
SAE: classificação de viscosidade
Provavelmente você já viu vários tipos de lubrificantes com indicações como “5w20”, “10w40” e alguns mais. Esses números estão relacionados à viscosidade do óleo, ou seja, se é um óleo mais grosso ou mais fino.
O número antes do W indica a viscosidade quando o motor está frio, já o número seguinte indica a viscosidade quando o motor está quente. Geralmente, quanto maior o número, mais grosso e viscoso é o óleo.
API: classificação de desempenho
API é uma classificação do óleo para motor de moto de acordo com suas propriedades de desempenho. Essa classificação é sempre indicada pela letra “S” seguida por outra letra. Quanto maior for a segunda letra no alfabeto, melhor é o desempenho do óleo.
Quantidade de óleo
A quantidade de lubrificante necessária para a troca do óleo pode variar de acordo com o tamanho do motor e o design da moto. Para escolher o óleo ideal e garantir ainda mais economia, o recomendado é checar essa quantidade antes e comprar kits prontos que já venham com óleo suficiente para uma troca completa.
Sempre consulte o manual do proprietário!
Cada motor tem suas próprias necessidades, por isso, o manual do proprietário sempre recomenda o óleo lubrificante mais adequado para atender essas condições e garantir o máximo de desempenho para a sua moto.
“Quando você escolhe um óleo fora do que é recomendado pela montadora, não dá para garantir ele dará a lubrificação necessária para as peças. Com isso, a temperatura do motor aumenta, impactando o desempenho e faz a moto consumir mais combustível”, afirma o especialista da Top Oil
O manual do proprietário indica o tipo de óleo adequado, as classificações, prazo de troca e todas as dicas para a manutenção do veículo. Por isso, antes de comprar o óleo para motor de moto, vale a pena conferir esse documento.
Óleo sintético vale a pena mesmo?
Sim. Os óleos lubrificantes valem a pena principalmente para motores expostos a condições muito intensas de uso. Eles também são mais eficientes na proteção e limpeza das peças do motor e já vem com aditivos, ou seja, não é necessário ter esse gasto extra.
No entanto, para motores de uso moderado, é possível escolher um óleo para motor de moto de classificação semissintética sem sentir muita diferença no desempenho do veículo.
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