O BYD Song Pro será o primeiro carro da marca chinesa a ser fabricado no Brasil, utilizando o formato SKD onde as peças chegam prontas de fora. A produção completa está programada para iniciar em 2025. Esta decisão da BYD visa evitar os altos impostos de importação, mantendo os preços competitivos.
Além disso, o BYD Song Pro é um híbrido plug-in (PHEV), permitindo recarga na tomada. Em contraste, o Toyota Corolla Cross utiliza um sistema diferente que não requer recarga externa das baterias. Enquanto o SUV japonês atinge de 0 a 100 km/h em 13 segundos, o Song Pro faz o mesmo em menos de 8 segundos em sua versão topo de linha, marcando uma diferença significativa.
O primeiro carro da BYD será produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia. Estima-se que a montagem do SUV médio começará ainda em 2024. Atualmente importado, o modelo de entrada GL está sendo vendido por R$ 189.800, enquanto a versão topo de linha GL tem preço sugerido de R$ 199.800.
Quanto às dimensões, o BYD Song Pro é maior que o Toyota Corolla Cross. O SUV chinês possui 4,74 metros de comprimento, 1,86 metros de largura, 1,68 metros de altura e 2,71 metros de distância entre eixos. Além disso, oferece um porta-malas com capacidade de 520 litros.
Em relação aos equipamentos, o BYD Song Pro vem de série com painel de instrumentos em tela de 8,8″, sistema multimídia com tela de 12,8″ com GPS integrado e espelhamento sem fio, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360º, chave presencial com partida por botão, e faróis em LEDs.
Além disso, possui 6 airbags, porta-malas com acionamento elétrico, compatibilidade com NFC, carregador por indução, rodas de 18″, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático e freio de estacionamento eletrônico com função autohold.
Motor e desempenho do BYD Song Pro
O BYD Song Pro foi lançado no mercado nacional com duas variantes, distinguindo-se pela capacidade da bateria. Tanto o SUV GL quanto o GS são equipados com o motor 1.5 a gasolina da família DM-i, que opera simultaneamente com motores a combustão e elétrico, configurando-se como um híbrido plug-in (PHEV) que pode ser recarregado na tomada.
Combinados, esses motores oferecem uma potência de 245 cv na versão GS e 223 cv na GL. Ambos os modelos alcançam uma velocidade máxima de 185 km/h.
A versão GL, de entrada, possui uma bateria de 12,9 kWh, enquanto o Song Pro GS conta com uma bateria maior de 18,3 kWh. Quanto ao desempenho, o BYD Song Pro GL acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto a versão topo de linha GS alcança essa marca em apenas 7,9 segundos.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.