Coaching

Atingimos o pico de saturação, e agora?

Depois do período de quarentena e confinamento, as pessoas passam agora por uma fase de saturação. Segundo o filósofo, psicanalista e especialista em estudos da mente humana Fabiano de Abreu, este sentimento parece ser algo muito generalizado, uma falta de paciência coletiva.

“As pessoas estão de saco cheio de tudo e de todos. É um momento de saturação. Isso se dá devido à rotina negativa. Muitos acontecimentos negativos e constantes fazem chegar a um desgaste emocional e até mesmo físico”, esclarece.

Um período longo de privação de liberdade acaba com a motivação. As pessoas têm tendência a ceder ao negativismo.

Abreu argumenta que “o ser humano é movido pelas novidades e é dependente de estímulos prazerosos. Quando passamos muito tempo sem nada a inovar, com acontecimentos negativos e constantes, sentimos falta dessas novidades e temos a necessidade de estímulos para produção de hormônios para o bem-estar estar”.

Sem momentos que nos agradem e nos encham de energia positiva, a insatisfação ficará instalada.

“Chega um momento que saturamos e passamos a ficar insatisfeitos, pra baixo, desmotivados. Ficamos intolerantes até mesmo com a presença de rostos conhecidos e insignificantes aos desconhecidos”, revela o psicanalista.

Segundo o estudioso, há pequenas coisas que podemos fazer para inverter esta tendência e fazer face a estes sentimentos menos bons.

“Não podemos nos deixar abater por esse sentimento ou podemos nos afastar e afastar as pessoas, assim como iniciar um processo de depressão. Nosso organismo tem a necessidade natural de produzir hormônios para um bem-estar. Uma alimentação que promova esses benefícios, buscar tarefas que deem resultados agradáveis de curto prazo como ginástica e projetos de trabalho. Organização na casa, na empresa, no meio virtual, livros, cursos, tudo o que possa ocupar o tempo e trazer o prazer da conquista”, aconselha o psicanalista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.