Atendimentos gratuitos de Fonoaudiologia estarão disponíveis em Natal

abril 13, 2018 0 Por Rafael Nicácio
Atendimentos gratuitos de Fonoaudiologia estarão disponíveis em Natal

O câncer de laringe é uma das doenças da voz mais comuns que atingem a população e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ocorre predominantemente em homens. Mas essa é apenas uma das doenças para as quais alerta a 20ª Semana Mundial da Voz do Rio Grande do Norte – que neste ano traz como tema “Afine a Sua Saúde – Cuide da Sua Voz”.

Dentro a programação, entre os dias 16 e 18 de abril, a população terá acesso gratuito a atendimentos com fonoaudiólogos e outros profissionais em Natal, no Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP, integrante da rede Laureate.

Voltados para um público geral, mas principalmente para profissionais da voz como jornalistas, professores e cantores, os serviços oferecidos pela Universidade Potiguar serão triagens de voz e orientações vocais de acordo com cada caso. A atividade será realizada por alunos e professores do Curso de Fonoaudiologia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos dois primeiros dias, e a partir das 14h, no último dia.

Manter o corpo sempre hidratado, ingerindo água, de preferência natural, comer alimentos que aumentam a salivação como frutas e verduras são alguns cuidados e precauções que as pessoas devem ter com a voz. Pessoas que apresentam sensação de nódulos na garganta, voz falha e rouquidão persistente por mais de duas semanas devem procurar profissionais da área para diagnosticar as causas desses sintomas.

A professora de Fonoaudiologia da UnP, Liliane Azevedo, afirma que é preciso conscientizar a população de que pequenos sinais de alteração da voz podem gerar patologias mais graves se não forem tratados rapidamente. “O uso de cigarro e bebidas alcoólicas são os principais causadores do câncer de laringe”, acrescenta.

Semana Mundial da Voz 2018

Atendimentos gratuitos à população

Local: CIS UnP – Unidade Salgado Filho

Dias e horários: 16 e 17/04 (das 8h às 11h e das 14h às 17h) e 18/04 (das 14h às 17h)