Natal

Atendimentos gratuitos de Fonoaudiologia estarão disponíveis em Natal

Centro Integrado de Saúde da UnP

O câncer de laringe é uma das doenças da voz mais comuns que atingem a população e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ocorre predominantemente em homens. Mas essa é apenas uma das doenças para as quais alerta a 20ª Semana Mundial da Voz do Rio Grande do Norte – que neste ano traz como tema “Afine a Sua Saúde – Cuide da Sua Voz”.

Dentro a programação, entre os dias 16 e 18 de abril, a população terá acesso gratuito a atendimentos com fonoaudiólogos e outros profissionais em Natal, no Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP, integrante da rede Laureate.

Voltados para um público geral, mas principalmente para profissionais da voz como jornalistas, professores e cantores, os serviços oferecidos pela Universidade Potiguar serão triagens de voz e orientações vocais de acordo com cada caso. A atividade será realizada por alunos e professores do Curso de Fonoaudiologia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos dois primeiros dias, e a partir das 14h, no último dia.

Manter o corpo sempre hidratado, ingerindo água, de preferência natural, comer alimentos que aumentam a salivação como frutas e verduras são alguns cuidados e precauções que as pessoas devem ter com a voz. Pessoas que apresentam sensação de nódulos na garganta, voz falha e rouquidão persistente por mais de duas semanas devem procurar profissionais da área para diagnosticar as causas desses sintomas.

A professora de Fonoaudiologia da UnP, Liliane Azevedo, afirma que é preciso conscientizar a população de que pequenos sinais de alteração da voz podem gerar patologias mais graves se não forem tratados rapidamente. “O uso de cigarro e bebidas alcoólicas são os principais causadores do câncer de laringe”, acrescenta.

Semana Mundial da Voz 2018

Atendimentos gratuitos à população

Local: CIS UnP – Unidade Salgado Filho

Dias e horários: 16 e 17/04 (das 8h às 11h e das 14h às 17h) e 18/04 (das 14h às 17h)

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.