Notícias

Atendimento no Hospital Municipal de Natal é exclusivo para população da cidade

Diariamente é comum encontrar ambulâncias e carros sociais de diversos municípios do interior do Estado deixando pacientes para atendimento no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, o que tem ocasionado uma demanda maior do que a capacidade instalada da unidade hospitalar. A direção do Hospital esclarece que o atendimento no Hospital é destinado exclusivamente para os munícipes de Natal, salvo os casos de urgência e emergência, quando é feito o acolhimento e primeiro atendimento, para em seguida fazer a transferência para o município de origem. Hoje pela manhã, a direção da Unidade flagrou pacientes de Nísia Floresta, Brejinho e São Gonçalo do Amarante em busca de atendimento no Hospital Municipal de Natal.

Historicamente, tem-se observado nas demandas de pronto atendimento de urgências e emergências de Natal um elevado percentual de usuários de outros municípios e que estes atendimentos de baixa complexidade e de caráter ambulatorial deveriam ser realizados nos próprios municípios, uma vez que não há pactuação entre Natal e os demais municípios para este tipo de atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) publicou, em maio do ano passado, três portarias que normatizam o atendimento na rede de urgência e emergência dos pronto atendimentos da cidade. “Essa normatização se faz necessária, porque Natal não tem pactuação ampla com os demais municípios para prestação de serviços de urgência e emergência na baixa e média complexidade”, explica o secretário Luiz Roberto Fonseca.

A diretora do Hospital Municipal de Natal, Cecília Karla Picinin, explica que já orientou toda a equipe de acolhimento – recepção, porteiros e maqueiros – para que ficassem atentos quanto aos pacientes que chegam ao hospital oriundos de outros municípios. “Capacitamos nosso acolhimento para que eles pudessem recepcionar esses usuários e explicar que o atendimento é exclusivo para a população de Natal. É impossível conseguirmos dar conta da população e dos municípios do interior. Temos uma boa estrutura, uma equipe comprometida e qualificada, mas se houver essa invasão, o serviço tende a ficar comprometido”, explica.

Os usuários de outros municípios são orientados a procurar atendimento nos seus municípios de origem ou nos pronto atendimento dos hospitais regionais, ressalvada aqueles atendimentos cuja complexidade impossibilite a contra referência ou cuja gravidade imediata necessite de atenção. Quando observado que o paciente precisa de cuidados mais complexos e internação, ele será encaminhado dentro do fluxo de pacientes clínicos, pediátricos, cirúrgicos e obstétricos das unidades hospitalares da Região Metropolitana.

“Não estamos fechando a porta para aqueles pacientes que são classificados dentro do Protocolo de Manchester como vermelho ou amarelo. A urgência com risco de vida e a que demanda necessidade de intervenção imediata sob pena de prejuízo para a vida das pessoas será atendida. Mas os demais pacientes serão contrarreferenciados para as unidades responsáveis pelo atendimento”, explica Luiz Roberto Fonseca.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.