Tecnologia

Ataque hacker expõe mais de 770 milhões de e-mails

Um pesquisador de segurança digital revelou a maior invasão de dados da história, o que se sobrepõe a qualquer outra ação similar cometida até agora. Esse roubo de dados expôs mais de 770 milhões de emails e 21 milhões de senhas exclusivas .

A interceptação, apelidada de “Collection #1”, contém 2.692.828.238 linhas de dados brutos de milhares de fontes diversas em potencial, de acordo com o especialista Troy Hunt.

No total, existem 1.160.253.228 combinações exclusivas de e-mails e senhas contidos em mais de 12.000 arquivos separados, que constituem 87 GB de dados de texto bruto.

Hackers-2

O ‘hack’ é considerado o maior roubo de dados na história, e o número de pessoas afetadas é superado apenas por dois incidentes do Yahoo em 2013 e 2014. “Ele se parece com um conjunto de locais totalmente aleatórias para maximizar a quantidade de credenciais para alcance de ‘hackers’ ”, disse Hunt à Wired. “Não há padrões óbvios, apenas uma exposição ao máximo”.

Os dados incluem senhas criptografadas anteriormente que foram forçadas e convertidas em texto bruto, e os arquivos mais antigos datam de 2008. As informações não foram liberadas para venda, mas foram simplesmente enviadas para a nuvem MEGA e depois para um fórum popular. de ‘hacking’.

Como resultado desse vazamento, há um alto risco de casos do chamado ‘preenchimento de credenciais’ , um ataque cibernético que consiste em usar um programa malicioso para inserir automaticamente várias combinações de e-mail/senha em uma tentativa de inserir a conta pessoal de uma ou outra pessoa.

A boa notícia é que a coleção não parece conter dados de cartões bancários ou números de seguridade social. Hunt recomenda checar o serviço “Have I Been Pwned” para saber se seu e-mail foi vítima de “hacking”.

Se encontrarmos nosso e-mail na lista, o que é muito provável, o especialista recomenda usar um gerenciador de senhas ou mesmo recorrer ao método rudimentar, mas eficaz, de escrever nossas senhas no papel. “Pode ser contrário ao pensamento tradicional, mas escrever senhas únicas em um livro e mantê-las dentro de uma casa fisicamente fechada é melhor do que reutilizar a mesma senha em toda a Internet”, escreveu Hunt em seu blog.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.