DestaquesUniverso

Astrônomos observam pela primeira vez a atividade e explosão de uma supergigante vermelha

"Nunca vimos uma atividade tão violenta em uma estrela supergigante vermelha", disse a coautora do estudo

Pela primeira vez na história da astronomia, um grupo de cientistas observou o fim da vida de uma supergigante vermelha: a rápida autodestruição e agonia da estrela massiva antes de colapsar em uma supernova do tipo II. A observação fez parte de um estudo publicado nesta quinta-feira (6) no The Astrophysical Journal.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Illinois, e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, observaram a estrela que é 10 vezes mais massiva que Sol nos últimos 130 dias antes de sua explosão.

Localizada na galáxia NGC 5731, a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, a estrela denominada supernova 2020tlf, ou SN 2020tlf, desafiou a imaginação anterior sobre como as supergigantes vermelhas se comportam pouco antes da sua morte.

Elas eram considerados relativamente quietas antes da morte, sem evidências de erupções violentas ou emissões de luz. As novas observações, no entanto, detectaram radiação brilhante da estrela em seu período final.

O Panoramic Survey Telescope (Pan-STARRS) de Astronomia da Universidade do Havaí detectou pela primeira vez a estrela massiva no verão de 2020, graças à enorme quantidade de luz que emana da supergigante vermelha. Poucos meses depois, no outono de 2020, a supernova iluminou o céu.

“Nunca vimos uma atividade tão violenta em uma estrela supergigante vermelha morrendo, que produziu uma emissão tão brilhante antes de entrar em colapso e entrar em combustão”, disse Raffaella Margutti, coautora do estudo.

Tal atividade sugere que pelo menos algumas dessas estrelas devem passar por mudanças significativas em sua estrutura interna, que então levam à expulsão tumultuada de gás, momentos antes de seu colapso.

O principal autor da pesquisa, Wynn Jacobson-Galán, comentou que é “um avanço na compreensão do que as estrelas massivas fazem pouco antes de morrer.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.