Notícias

Astrônomos observam pela primeira vez a atividade e explosão de uma supergigante vermelha

"Nunca vimos uma atividade tão violenta em uma estrela supergigante vermelha", disse a coautora do estudo

Pela primeira vez na história da astronomia, um grupo de cientistas observou o fim da vida de uma supergigante vermelha: a rápida autodestruição e agonia da estrela massiva antes de colapsar em uma supernova do tipo II. A observação fez parte de um estudo publicado nesta quinta-feira (6) no The Astrophysical Journal.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Illinois, e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, observaram a estrela que é 10 vezes mais massiva que Sol nos últimos 130 dias antes de sua explosão.

Localizada na galáxia NGC 5731, a cerca de 120 milhões de anos-luz da Terra, a estrela denominada supernova 2020tlf, ou SN 2020tlf, desafiou a imaginação anterior sobre como as supergigantes vermelhas se comportam pouco antes da sua morte.

Elas eram considerados relativamente quietas antes da morte, sem evidências de erupções violentas ou emissões de luz. As novas observações, no entanto, detectaram radiação brilhante da estrela em seu período final.

O Panoramic Survey Telescope (Pan-STARRS) de Astronomia da Universidade do Havaí detectou pela primeira vez a estrela massiva no verão de 2020, graças à enorme quantidade de luz que emana da supergigante vermelha. Poucos meses depois, no outono de 2020, a supernova iluminou o céu.

“Nunca vimos uma atividade tão violenta em uma estrela supergigante vermelha morrendo, que produziu uma emissão tão brilhante antes de entrar em colapso e entrar em combustão”, disse Raffaella Margutti, coautora do estudo.

Tal atividade sugere que pelo menos algumas dessas estrelas devem passar por mudanças significativas em sua estrutura interna, que então levam à expulsão tumultuada de gás, momentos antes de seu colapso.

O principal autor da pesquisa, Wynn Jacobson-Galán, comentou que é “um avanço na compreensão do que as estrelas massivas fazem pouco antes de morrer.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.