Universo

Astrônomos descobrem a outra “lua” da Terra

A Lua, tradicional satélite natural da Terra por mais de quatro bilhões de anos, poderá não ser a única companheira do nosso planeta. Astrônomos encontraram um objeto próximo à Terra, chamado 2014 OL339, que também leva um ano para completar uma volta em torno do Sol. As informações são do jornal Daily Mail.

O asteroide leva um ano para dar uma volta em torno de sol, e tem tudo para ser um satélite natural. Foto: NASA
O asteroide leva um ano para dar uma volta em torno de sol, e tem tudo para ser um satélite natural. Foto: NASA

Com as características muito parecidas, o objeto já está sendo chamado de “segunda lua” da Terra. A nova “lua”, que é na verdade um asteroide com 150 metros de diâmetro, está próximo da Terra o suficiente para se parecer com um satélite natural.

O asteroide foi descoberto acidentalmente em julho deste ano pelo astrônomo Farid Char, da Universidade chilena de Antofagasta e tem sido objeto de estudo para os irmãos Carlos e Raúl da Fuente Marcos, especialistas da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha.

De acordo com os estudiosos, esse “novo companheiro de viagem ao redor do Sol” esteve próximo da órbita terrestre durante os últimos 775 anos e o ficará por mais 165.  Ele tem uma órbita elíptica e leva cerca de 364,92 dias para dar uma volta em torno do sol, ou seja, o asteroide e a Terra estão em órbitas ressonantes.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.