Os assinantes de TV no Rio Grande do Norte passam a receber mensagens de alerta de riscos e desastres naturais encaminhadas pela Defesa Civil. O envio das mensagens de alerta já está disponível para todos os Estados do País.

A população será avisada por meio de pop-up na televisão (imagens sobrepostas à tela) em casos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas, entre outros. A mensagem será exibida por 10 segundos e haverá a opção de fechar a janela se desejar. Os assinantes não precisam fazer nenhum tipo de cadastro para receber o serviço.

Segundo a coordenadoria estadual da Defesa Civil, esse projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as empresas de TV por assinatura e os órgãos ligados à Defesa Civil.

No Rio Grande do Norte, a responsabilidade do envio ficará a cargo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, podendo em alguns casos ser delegada às Coordenadorias Municipais que comprovarem capacitação técnica e operacional para o envio.

Alertas pelo celular

Desde maio, os alertas estão disponíveis por SMS. Os potiguares podem se cadastrar para receber no celular alertas de riscos e desastres naturais. Transmitidas aos telefones celulares por SMS, as mensagens informam previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, riscos de inundação, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de risco à população. Para receber os alertas no celular basta enviar por SMS o número do CEP para o 40199.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.