Assinantes de TV passam a receber mensagens de alerta da Defesa Civil do RN

dezembro 21, 2019 0 Por Rafael Nicácio
Assinantes de TV passam a receber mensagens de alerta da Defesa Civil do RN

Os assinantes de TV no Rio Grande do Norte passam a receber mensagens de alerta de riscos e desastres naturais encaminhadas pela Defesa Civil. O envio das mensagens de alerta já está disponível para todos os Estados do País.

A população será avisada por meio de pop-up na televisão (imagens sobrepostas à tela) em casos de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas, entre outros. A mensagem será exibida por 10 segundos e haverá a opção de fechar a janela se desejar. Os assinantes não precisam fazer nenhum tipo de cadastro para receber o serviço.

Segundo a coordenadoria estadual da Defesa Civil, esse projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as empresas de TV por assinatura e os órgãos ligados à Defesa Civil.

No Rio Grande do Norte, a responsabilidade do envio ficará a cargo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, podendo em alguns casos ser delegada às Coordenadorias Municipais que comprovarem capacitação técnica e operacional para o envio.

Alertas pelo celular

Desde maio, os alertas estão disponíveis por SMS. Os potiguares podem se cadastrar para receber no celular alertas de riscos e desastres naturais. Transmitidas aos telefones celulares por SMS, as mensagens informam previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, riscos de inundação, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de risco à população. Para receber os alertas no celular basta enviar por SMS o número do CEP para o 40199.