Notícias

Assembleia Legislativa propõe mobilização regional contra a seca

Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá provocar a união das Assembleias Legislativas do Nordeste em torno do assunto. A decisão aconteceu na manhã da quinta-feira (25) em reunião da Frente Parlamentar da Água.

“A seca está castigando a população dos municípios do interior e a produção rural do Estado está em crise. Precisamos de soluções definitivas e isso só irá acontecer com pressão popular e política. O Rio Grande do Norte não pode ser uma voz solitária e o Poder Legislativo irá se mobilizar para unir o Nordeste em torno de uma política regional”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).

Atualmente, 30 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de colapso total no abastecimento de água. A previsão da Frente Parlamentar é que este número suba para 100 cidades até outubro de 2015 e que em dezembro a situação fique ainda mais grave. “Por isso, precisamos de ações urgentes e vamos trabalhar de maneira planejada em algumas frentes: a reunião de dados, reuniões nas regiões do Estado e mobilização das assembleias legislativas do Nordeste, que sofrem igualmente como a gente”, disse o deputado Galeno Torquato (PSD), que propôs a Frente.

No dia 6 de julho, os deputados irão se reunir com o Gabinete de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (GGI) formado por órgãos do Governo do Estado para combater a estiagem. Também está previsto um encontro com deputados do Estado da Paraíba para iniciar um movimento integrado entre as Assembleias. “Primeiro, vamos à Paraíba porque é um estado que se assemelha ao nosso. Depois, procuraremos outros estados para um ato em conjunto, que leve até o Governo Federal propostas para a região”.

Na reunião de quinta-feira, alguns pontos foram tratados que poderão estar na pauta de reivindicações, como perfuração de poços e carros pipas como ações de curto prazo e a aceleração das obras de transposição do Rio São Francisco para conclusão até janeiro de 2016. Outro assunto tratado com produtores rurais presentes na reunião foi a prorrogação ou redução da dívida rural com os bancos.

* Fonte: ALRN

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.