Mundo

Arábia Saudita permite que cidadãos possam finalmente ir ao cinema

Após 35 anos, a Arábia Saudita permitirá que sejam abertas salas de cinema em seu território. “Isto marca um momento decisivo no desenvolvimento da economia cultural do país. Ao desenvolver um setor cultural mais amplo, criamos novas oportunidades de emprego e treinamento”, afirmou o ministro da Cultura. Essa novidade vai além do que ser apenas mais uma fonte de trabalho, é uma liberdade de lazer que essas pessoas não tinham até agora.

No início de 2018, os primeiros cinemas serão abertos, de acordo com o jornal The Guardian. Além disso, é estimado que duas mil salas estarão disponíveis até 2030. Em 1970, a Arábia Saudita tinha diferentes cinemas, no entanto, em 1982, eles foram banidos.

Príncipe herdeiro Mohammed e suas novas políticas

arábia saudita arábia saudita Príncipe herdeiro Mohammed e suas novas políticas

O novo herdeiro do trono tomou diferentes decisões políticas e sociais para apaziguar o conservadorismo que sempre caracterizou a Arábia Saudita. Esta medida faz parte da “Visão 2030”, programa criado por Mohammed bin Salman para “diversificar a economia saudita”, com a intenção de “aumentar para 6%, até 2030, a participação de famílias sauditas em atividades culturais e de entretenimento”.

Uma sociedade que culturalmente segue políticas rígidas, tem dificuldade em aceitar todas essas mudanças. No entanto, pouco a pouco o príncipe é aceito pelos seus cidadãos e, acima de tudo, no nível internacional.

Outras medidas tomadas pelo herdeiro foram permitir que as mulheres tirassem a carteira de habilitação e dirigissem.

Estas propostas foram lançadas, por um lado, para expandir a liberdade de seus cidadãos (não só com acesso ao entretenimento, mas também aumentar a participação das mulheres, melhorar o nível de educação, entre outras medidas) e, por outro lado, para acabar com a dependência econômica das exportações de petróleo.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.