sim-cards

Segundo informações da Financial Times, a Apple e Samsung estão trabalhando em conjunto para tirar de vez do mercado, o chip de operadora, também conhecido como SIM card e que hoje possui uma variedade de tamanhos desnecessários. Sabe aquela história de ter que comprar ou, pior cortar, um chip para colocar no novo aparelho? É isso que as empresas querem resolver.

De acordo com a matéria, o novo padrão desenvolvido pela Apple e pela Samsung em parceria com algumas operadoras vem sendo chamado de e-SIM, uma vez que será embutido no aparelho. A ideia é que no futuro, via sistema operacional, o usuário registre o seu número de telefone no smartphone sem a necessidade de inserir um chip da operadora correspondente. Ou seja, todo o processo seja eletrônico e via software. Esse novo sistema permitirá que o usuário mude de operadora de uma forma mais fácil, possivelmente colocando fim, a longo prazo, ao aparelhos com mais de um chip.

O novo padrão é esperado para 2016, mas, como lembra o The Verge, a Apple já deu alguns passos nessa direção. No ano passado, quando anunciou seus novos iPads 4G, a companhia de Cupertino anunciou o chamado Apple SIM, o qual permitia que o usuário escolhesse entre várias empresas de telefonia e, ainda, a capacidade de troca de operadora quando o usuário quisesse. A ausência do espaço para o cartão SIM permitirá que Apple e Samsung e várias outras fabricantes criem aparelhos ainda mais finos.

A GSM Association, um grupo da indústria que representa operadores móveis, disse ao Financial Times que “a maioria das operadores” estão a bordo do projeto do e-SIM.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.