Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala

Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala

Após Ramadi, EI quer conquistar Bagdá e Karbala

Romário Nicácio maio 19, 2015 Mundo

(ANSA) – O líder do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), Abu Bakr al Baghdadi, anunciou que o grupo extremista pretende tomar o controle das cidades de Bagdá e Karbala, no Iraque. Segundo ele, após a invasão de Ramadi, os próximos objetivos do EI são a capital iraquiana e a cidade santa xiita.

O anúncio foi feito em uma mensagem de 40 minutos divulgada nesta segunda-feira (18) pela agência de notícias Aamaq, ligada ao EI. No entanto, ainda não foi possível verificar a autenticidade do arquivo, cujo título é “O Estado Islâmico liberou Ramadi”.

O vídeo contém uma série de imagens de confrontos na capital da província de Anbar e recortes de matérias jornalísticas sobre a derrota das forças iraquianas contra o EI. Cerca de 500 pessoas, entre civis e soldados iraquianos, foram mortas nos últimos dias em confrontos em Ramadi, que foi tomada pelo EI na semana passada. A estatística foi feita pelas autoridades da província de Anbar. De acordo com o porta-voz do governo, outras oito mil pessoas fugiram do local devido à invasão.

Irã – O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehghan, chegou nesta segunda-feira (18) a Bagdá para encontros oficiais. Segundo a agência de notícias iraniana Irna, o ministro avaliará meios de como “reforçar a colaboração contra o terrorismo”.

Milícias xiitas iraquianas aliadas a Teerã já anunciaram estarem prontas para entrarem em campo contra os jihadistas sunitas do EI para reconquistar Ramadi.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos