Guerra na Ucrânia

Após invadir Ucrânia, Rússia ameaça Finlândia e Suécia caso ‘entrem na Otan’

País liderado por Vladimir Putin afirmou que medida poderia acarretar em sérias consequências "políticas e militares"

Dois dias após invadir agressivamente a Ucrânia, a Rússia voltou a fazer ameaças e deixar o mundo em alerta. Os alvos, desta vez, são Finlândia e Suécia. No caso do primeiro país, o presidente e a primeira-ministra afirmaram que a nação está pronta para se juntar à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Depois da afirmação, publicada no jornal EurAsian Times, o governo russo fez ameaças publicamente contra as falas de Sauli Niinisto e Sanna Marin, presidente e primeira-ministra da Finlândia, respectivamente.

Consideramos o compromisso do governo finlandês com uma política militar de não alinhamento [com a Otan] um fator importante para garantir a segurança e a estabilidade no norte da Europa. A adesão da Finlândia à Otan teria sérias repercussões militares e políticas”, afirmou um comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Suécia

Mais cedo, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Mariya Zakharova, ainda pontuou que, caso a Suécia tentasse entrar na Otan, assim como a Finlândia, também aconteceriam “graves consequências político-militares que possam exigir que nosso país responda”.

Uma das maiores preocupações da Rússia é o alinhamento de países próximos a suas fronteiras à Otan, aliança militar que possui como um dos fundadores os Estados Unidos. Desta vez, um dos motivos da invasão à Ucrânia foi as intenções do país de ingressar na aliança.

A manifestação do governo russo sobre a possível entrada de Finlândia e Suécia na Otan ocorre depois de o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, convidar esses dois países para participarem de uma cúpula virtual sobre a situação dentro e ao redor da Ucrânia.

Veja a nossa cobertura sobre a guerra na Ucrânia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.