Após 9 anos, Nasa anuncia missão tripulada ao espaço

Após 9 anos, Nasa anuncia missão tripulada ao espaço

abril 18, 2020 0 Por Romário Nicácio

Pela primeira vez desde 2011, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou uma nova missão tripulada ao espaço. No comunicado, a agência cita uma “nova era dos voos espaciais humanos”.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley voarão na espaçonave Crew Dragon, da empresa privada SpaceX – que pertence a Elon Musk, decolando em um foguete Falcon 9 no dia 27 de maio deste ano com destino a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), como parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Esta missão validará o sistema de transporte da tripulação da SpaceX, incluindo a plataforma de lançamento, foguete, nave espacial e recursos operacionais. Essa também será a primeira vez que os astronautas da NASA testarão os sistemas de espaçonaves em órbita.

A missão será o grande passo final antes do Programa de Tripulação Comercial da NASA certificar o Crew Dragon para missões operacionais e de longa duração na estação espacial. Essa certificação e operação regular da espaçonave permitirão à NASA continuar as importantes investigações e pesquisas tecnológicas que estão ocorrendo a bordo da estação, o que beneficia as pessoas na Terra e lança as bases para futuras explorações da Lua e Marte, começando pelo programa Artemis da agência, que pousará a primeira mulher e o próximo homem na superfície lunar em 2024.